quarta-feira, março 31, 2010

Vender ou não vender ? Falar ou não falar ?

O Sporting esta época finalmente consegui ter alguns bons resultados e algumas boas exibições. Carvalhal parece ter posto a equipa finalmente numa estrada segura, onde pode acelerar sem medo. Então como explicar o desaire na madeira este fim de semana ? Parece-me muito simples.


Quando tiramos a um edifício um dos seus pilares principais, ele ou se desmorona ou fica a tremer… se lhe tirarmos dois, então vem a baixo de certeza. E este Sporting sem Moutinho e Veloso, ambos a cumprir castigo, não teve qualidade suficiente para ganhar num campo difícil, como é o do Marítimo.


Agora a questão levanta-se, e como já está na altura de começar a preparar a próxima época, ainda por cima para este Sporting que já não tem muito mais a ganhar (há que segurar o quarto lugar, pode ser que o Braga dê uma ajudinha já esta jornada). Então em altura de escavar trincheiras, qual será a estratégia dos dirigentes do Sporting para atacar a liga para o ano que vem ? Bem, podemos supor que a não ida à Liga dos Campeões é a grande novidade dos últimos anos, já que o clube lá tem marcado presença regularmente, bem ou mal, mas regularmente, e não tem sido campeão. Então os dirigentes sportinguistas têm de ter nas suas folhas de cálculo os milhões que não vão entrar este ano pela liga milionária. E como compensar esse facto ? Vender jogadores ! Pelo menos essa é a estratégia mais evidente. A minha grande dúvida é, saber se o Sporting vendendo algumas das suas peças, não estará a escrever um guião de um filme que vai ser muito parecido com o filme que passou este ano, que eu tomo a liberdade de chamar "Fracasso".


Começo por João Moutinho. Já defendi neste blog, e em muitas conversas que tive com amigos e conhecidos, que achava que o Moutinho devia sair do Sporting, para bem do jogador, e para bem da selecção nacional. Acho que é jogador de outros voos e que tem muito a aprender num gigante europeu. Será que algum gigante europeu o quer ? Não sei, mas se não quiser terá de contratar novos olheiros com certeza.


O outro jogador é o Miguel Veloso. Este jogador já mostrou mais do que uma vez a vontade de sair do Sporting e ir para um clube de dimensão superior. Acho que pode significar um bom encaixe para os cofres leoninos, ainda por cima agora que está em grande forma.


Estes dois jogadores estão sem dúvida na linha da frente, para serem vendidos, mas o que será deste Sporting sem eles ? Será que depois de vendidos se arranjam soluções. Será que se compram soluções ? Como o Pongolle ? Bem, se é intenção dos dirigentes vender estes dois jogadores então espero que eles vejam algo que eu não estou a ver, pois para mim foi demais evidente a falta destes dois jogadores na ida à Madeira.


Em relação ao caso Izmailov, depois de ter lido muitas versões, o jogador perdia para mim a confiança, e pode juntar-se à lista para por "à venda". Neste momento quer-se estabilidade e solidez de balneário, acima de qualidade técnica, que ninguém pode tirar ao Izmailov. Agora atitudes destas, não.


Acho no entanto que a atitude do Costinha de vir para a CS fazer de pai mandão, ou de "alpha male", não é muito adequado nem fino até. As coisas são para ser tratadas internamente, e ponto final.


As coisas que deviam ser tratadas publicamente, como todas estas notícias e certezas sobre a vinda de Vilas Boas para o Sporting para a próxima época, é que deviam ter sido tratadas como o caso Izmailov foi. Uma conferência de imprensa directa e seca, onde os dirigentes afirmariam que o treinador não vinha para o Sproting e ponto final na questão. Depois se vier, então os senhores da TV e do Jornal que metam uma rolha. Agora não dizer nada parece-me incrível pois quem cala consente, e o Sporting ainda tem treinador e jogos para fazer. É mais uma falta de sensibilidade para com Carvalhal. Se ele as pudesse vender…


Agradeço todos os comentários que tenham a fazer.

Até a próxima, e boa sorte para o Benfica!

1 comentário:

  1. O Izmailov nem devia estar a teinar. Se quer ir para a Russia, já lá devia estar. É claramente uma perda muito grande para o Sporting, mas para ter meninos como este, já lá está o Miguel Veloso.
    A SAD do Sporting já comunicou que não vai renovar com o Carvalhal. Diz-se que o Vilas Boas já assinou, o Sporting dava uma boa imagem de autonomia.

    ResponderEliminar