sexta-feira, abril 02, 2010

Feudalismo em Portugal, As entrevistas e os Castigos. Liga e Liga Europa.

O futebol em Portugal faz-me lembrar a Idade Média. É regido por um feudalismo tal e quem tem mais poder em determinada altura, usa-o quanto pode e tem orgulho nisso. Senão vejamos: quando Luis Filipe Vieira disse à uns anos que "o mais importante era os lugares da Liga", disse algo que todo o Presidente em Portugal pensa mas não tem coragem de o dizer (embora ninguem devia dizê-o, quanto mais pensar). É claro que não é correcto de se dizer. Esta intervenção de LFV é sempre lembrada por portistas e sportinguistas sempre que o Benfica é beneficiado por uma arbitragem. Agora que as eleições da Liga já estão marcadas e que o Presidente da Liga se demitiu, toda a gente quer pôr lá alguem da sua confiança. o primeiro a avançar foi Rui Alves, presidente do Nacional. Acho que seria uma má escolha. Depois vem Fernando Gomes, antigo membro forte da SAD do F.C. Porto. Pinto da Costa defendeu na entrevista que não defender ninguem para a Liga e que não apoia Fernando Gomes, membro da SAD que saiu em Janeiro. Alguém acredita realmente que PC não apoia o seu antigo camarada? Depois de se ouvir as escutas e poder observar (exemplo quando PC obrigou Deco a dar uma entrevista para não ser severamente castigado) o seu contéudo, facilmente se pode deduzir uma grande finta (mais uma) de PC à concorrência.
Mais importante do que isso, a arbitragem voltará a ser dominada pelo CJ da FPF, orgão que decidiu os últimos (grandes) casos do futebol português. Será por isso que Pinto da Costa afinal não apoia ninguem para a Liga?

Mais uma vez, o nosso país é carregado de surpresas. Terça à noite, 2 presidentes de clubes a falar à mesma hora e uma hora depois, o presidente do CD da Liga. Vamos por partes.
A entrevista de PC correu como esperada. Pinto da Costa é um mestre da não-resposta do "diz que disse" e quando está apertado vira a conversa para outro sentido. O discurso de PC ficou acente na "Liga dos Tuneis" em que disse que o Benfica foi melhor. Ora bem, se podermos desmontar bem essa frase, dizer que alguem é melhor do que nós, é porque nós próprios também tentamos fazer algo, mas alguém foi simplesmente melhor do que nós. O que se pode deduzir é que o Porto também queria entrar na Liga dos Tuneis mas o Benfica foi melhor.
E a indemnização? Pinto da Costa pode pedir o que bem entender mas quando diz que "em Janeiro Hulk teve uma excelente proposta que só para o atleta era 3,5 milhões de euros", então como pode defender que estaria em 1º lugar se Hulk jogasse e depois diz que teve uma proposta altissima de um clube qualquer e que o jogador deveria ser indemnizado nesse valor? Coerência... e há também a indemnização por uma (ainda não certa) não ida à Champions de 17,5 milhões. Se o Porto ficar em segundo pode ser eliminado na pré-eliminatória...
E há mais. o Benfica depois do jogo contra o F.C. Porto em Dezembro, ficou com quatro pontos de avanço. Desde esse jogo, o Benfica somente empatou em Setubal. Mesmo ganhando os jogos todos, o Porto estaria a 2 pontos do Benfica.
Agora o caso do túnel. Sempre achei que a pena de Hulk e Sapunaru era demais. Mas o CD da Liga cumpriu com os regulamentos (regulamentos que para as agressões foram propostos pelo Fc Porto, só que saiu-lhes o tiro pela culatra, pois pensavam que só os outros seriam envolvidos) e atenuou a pena dos 2 jogadores porque foram "picados". Depois o CJ da FPF reduz a sua pena para 3 e 4 jogos alegando que os stewards são público e não intervientes no jogo. Ninguém do público pode impedir a minha entrada no estádio se por exemplo tiver ébrio, ou ninguem como eu me pode vir revistar a ver se tenho algo perigoso. Não defendo que os stewards sejam intervientes do jogo mas público? Por favor! a ser são mais intervientes no jogo do que público. É mais uma vergonha.
PC falou em Liga dos Tuneis. Os tuneis começaram em voga no futebol Português e o grande túnel em Portugal era o túnel das Antas. Só 2 factos que me lembro e que recordo aos leitores : em 9o, num Porto-Benfica, saía um gás estranho pela conduta de ar condicionado no balneário e os jogadores do Benfica tiveram que se equipar no tunel. Uns anos volvidos, George Weah ia ganhar o prémio Fair Play da FIFA. Num Porto-AC Milan, Jorge Costa que andou a picar Weah o jogo todo, fica com o nariz partido e é gravado para toda a gente ver. O que estaria uma camara a fazer naquele momento no tunel? E basta investigar alguns acontecimentos, certamente que existem vários.
Por acaso se pudesse acontecer uma troca de decisões, ou seja, a decisão do CD da Liga ser 3 e 4 jogos e o CJ da FPF dar os meses aos 2 jogadores, se o FC Porto estaria tanto contra o Sr. Ricardo Costa.
E há outra coisa que muita gente se esquece. O FC Porto acha-se lesado por não usar Hulk. E então Sapunaru? Ninguem fala? Que teve que ser emprestado? Como se deve sentir um profissional que ninguem se lembra dele, por pior que seja a sua competência? Ou o Porto é só Hulk? Porque o Porto não pede indemnização pela não utilização de Sapunaru? Se com Hulk dificlmente não estaria em 1º lugar, então com Sapunaru (dificilmente não faria melhor que Fucile), a vida do FC Porto seria totalmente diferente.
A entrevista de LFV parecia uma conversa de café. Miguel Sousa Tavares é um crónico portista que não esteve à vontade. E como sabe que o é e toda a gente também o sabe, não conseguiu ter aquele toque agressivo, pois podia ser repreendido por isso e não queria ser mal interpretado. Então não entrevistou o presidente do Benfica. Conversou. Também LFV falou do que lhe convinha, não respondeu às perguntas dificeis (embora fossem pouquissimas). A entrevista de LFV teve essencialmente 3 tópicos : 1- Rui Costa falhou na contratação de Quique e foi ele a assumir as redeas do clube e contratou Jorge Jesus e Rui Costa teve que aceitar o seu grande falhanço e seguir em frente; 2- Enquanto PC estiver a comandar no Dragão, não haverá união entre os clubes e 3- o Sr. Joaquim Oliveira terá que abrir os cordões à bolsa se quer ficar com os direitos televisivos do Benfica.
Somente a titulo de curiosidade, o Jornal Record tratou de fazer uma contabilidade interessante. LFV disse a palavra Benfica 84 vezes e Porto 14. PC disse Benfica 21 vezes e Porto 25 vezes. Elucidativo...
Depois na entrevista de Ricardo Costa, foi uma entrevista esperada, a defender-se de toda a artilharia que lhe tem sido apontada desde que em 2006 foi para presidente do CD da Liga. E disse com muita razão que em 4 anos, ele manteve-se e já existiram quatro presidentes do CJ da FPF. Falou também que provavelmente será aberto um inquérito ao Benfica-Nacional. É esperar para ver.

Agora o futebol propriamente dito. O denominado jogo do titulo foi uma desilusão. O Benfica jogou abaixo do normal contra o Sp. Braga esforçado mas também a fazer um jogo abaixo do expectável e do possivel. Vandinho faz uma falta extrema (como explicar a manutenção do CJ da FPF do seu castigo?), Hugo Viana já está em sub-rendimento, não se percebe porque Meyong e Matheus não são titulares. O Braga tentou bater-se com as suas armas mas somente teve uma oportunidade de golo numa cabeçada de Moisés. Muito pouco para um jogo importantissimo. O Braga ainda tem hipoteses de lutar pelo 1º lugar e tem que o fazer. E muita dessa luta passa pelo jogo de hoje contra o Guimarães, um derby muito apetecivel. Mesmo que seja alcançado pelo FC Porto, a epoca do Braga será sempre marcada como a melhor de sempre. Mas terá também sempre um grande amargo na boca, pois esteve muito perto que alcançar uma história para muitos considerada impossível à uma decada atrás. Parabens para as sucessivas equipas técnicas que por lá têm passado mas grande mérito para o presidente António Salvador, que também sabido como levar o barco a um excelente porto.
O Porto ganhou em Belem e sabe que tem que manter a equipa focada para o objectivo Liga dos Campeões. Não vai ser fácil, mas com o Braga a jogar como tem jogado, as próximas jornadas podem trazer novas surpresas. Uma palavra para o Belenenses. Não tenho nada contra o clube mas espero que seja desta que desça de divisão pois já ficou 2 vezes por decisões de secretária, injustas e desta tem que aceitar definitivamente que é a pior equipa da nossa liga.

Na Liga Europa, o Benfica vai a Anfield para a semana com uma vitória tangencial por 2-1. Espero que possa acontecer uma repetição de história mas com intervientes diferentes. Quem me conhece sabe que é verdade. Quando em 2004 o Fc Porto ganhou no Dragão 2-1 ao Manchester, disse na altura que se ganha-se esse jogo era Campeão Europeu. E com muita sorte, pude estar presente na final em Gelserkirchen a ver o jogo. Em 2010, o Benfica ganhou 2-1 ao Liverpool. E digo o mesmo. Se passar o clube da cidade dos Beatles, é grande candidato à vitória da Liga Europa. Para isso, também que fazer um jogo melhor do que em Marselha. Mesmo que perca, já fez uma muito boa campanha, para um clube arredado à alguns anos de boas prestações nas competições europeias. Mas não me importava de voltar à Alemanha (neste caso Hamburgo) outra vez.

1 Abraço e até para a semana.

Jorge Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário