segunda-feira, março 22, 2010

A Final da Taça da Liga, Rescaldo Europeu e o Futuro.

A final da Taça da Liga teve lugar ontem e pode-se dizer que correu tudo como muita gente previra. Apedrejamentos, portagens a servirem de barricadas, cargas policiais, um jogo fraco e com excessiva dureza, e no final uma vitória do Benfica. É pena que para escrever uma crónica, tem que se falar primeiro de coisas extra-futebol, que mancham este desporto e aumenta o clima de medo em relação a certas deslocações que as pessoas têm que fazer. Que vontade dá a um pai levar um filho para o futebol por exemplo, e que nestes jogos importantes tudo pode acontecer? Depois querem que as pessoas comecem a ir cada vez mais ao futebol. Para isso, se calhar ajuda acabarem as claques, compostas por pessoas que sofrem de clubite aguda e que não gostam de futebol, e essas mesmas claques são (na maioria dos casos) só uma fachada para a violência, tráfico de droga, etc. Pior do que isso, é a protecção que muitas clubes dão às mesmas, pois ninguém acredita que não são ajudadas. Ninguém acredita que uma claque escolte o seu presidente a troco de bilhetes para ir ver o seu clube. Ou que lhe retirem a ligação com o clube e por trás lhe dêem dinheiro para as manter.
Mas voltando ao futebol e isso é que interessa, a vitória do Benfica não merece contestação. Como já disse, foi um jogo fraco, marcado de grande maneira pelo frango de Nuno. O Porto até entrou melhor no jogo e teve uma boa oportunidade por Rodriguez, e logo a seguir, Ruben Amorim chuta fraco e Nuno fica muito mal no lance. Se animicamente o Porto não estava bem e este era um bom jogo para elevar os niveis de confiança, com esse lance tudo foi por terra.
O Benfica até conseguiu poupar 5 titulares, jogou a meio gás, teve apenas um lance de aperto na sua área por Belluschi ainda na 1ª parte e a 2ª foi má demais para ser verdade, com o Porto a não fazer um unico remate digno à baliza do Benfica. Pouco para um tetracampeão, como Bruno Alves completamente desvairado fez questão de sinalizar para a bancada. E já agora, Bru(t)o Alves como muitos chamam, deu uma péssima imagem de como um jogador e ainda por cima capitão de um clube se deve portar. Insultou quanto quis, incluindo o arbitro, agrediu Aimar e Cardozo. Um capitão de um clube como o Porto não pode comportar-se daquela forma, tem que ser sereno, pois tem que transmitir calma e confiança à equipa. Quando o capitão estava daquela forma, está tudo dito. Ou será que está a fazer-se à saída a qualquer custo depois do Mundial?

Na Liga Europa, sentimentos diferentes. O Benfica fez uma excelente exibição em Marselha, com um futebol muito personalizado e jogou com a atitude e como eu disse na crónica passada que tinha de jogar. Ao ataque, sem medo do adversário e controlando o jogo. Conseguiu-o, com grande caracter e foi um justo vencedor da eliminatória. Outro grande facto do jogo é que foi a primeira reviravolta do Benfica esta época. Vendo que a época começou em Agosto, pode ser um bom factor pois é sinal que marca quase sempre primeiro. Mas as grandes equipas campeãs também se destacam neste sentido. E o Benfica precisou de chegar até Março para o fazer. Pode ser que tenha chegado em boa altura. Agora contra o Liverpool, um clube e uma equipa que merece imenso respeito, o Benfica vai ter uma eliminatória muito complicada. Não é, como já me disseram, por ter ganho à uns anos no tempo de Koeman ao Liverpool e tinha pior equipa do que agora, que são favas contadas. O clube da cidade dos Beatles não está no seu melhor momento mas até é imcompreensivel não estar a lutar pelo titulo em Inglaterra, basta olhar para os jogadores que tem. Para não falar que já saiu da Champions.
O Sporting fez de tudo para vencer o Atlético de Madrid mas não o conseguiu. E mais não conseguia fazer. Os jogadores que faltaram foram demasiado importantes e os que entraram, embora esforçados, não derem inteiramente conta do recado. Foi pena o Sporting ter sido eliminado sem perder com o Atlético, e ficou a sensação que o Sporting podia e deveria ter passado, e a ser eliminado, ao menos que fosse por uma grande equipa. Resta agora à equipa de Alvalade acabar o campeonato da maneira mais digna possível. Manter o 4º lugar é a única meta.

Sabado é dia de jogo grande. Não é 100% decisivo mas anda lá perto. o Benfica - Braga tem vários aliciantes. O Benfica vai querer vingar a única derrota no campeonato ocorrida na 1ª volta e quer ganhar por muitos para ganhar vantagem directa ao Braga; já o Braga quer recuperar terreno na classificação e também se quer vingar por foi nesse jogo que perdeu Vandinho, o jogador mais importante da equipa. o Estádio da Luz certamente (os bilhetes já esgotaram a semana passada) terá um excelente ambiente. Que o futebol ganhe com isso, não haja problemas com os adeptos como ontem, e que ganhe o que melhor futebol praticar. Vai ser um jogo intenso e de enorme pressão para as 2 equipas. Para a semana cá estarei para fazer o rescaldo do jogo mais importante da época.

Abraço

Jorge Castro

2 comentários:

  1. Ó Castro! O Marselha também saiu da Champions e não foi por isso que levou na pá! Agora diz-me é que nuns quartos-de-final a motivação é outra... E que o Liverpool já não pode ganhar mais nada a não ser este troféu...

    Abraço!

    Post Scriptum: Essa do Bru(t)o Alves é original não é!

    ResponderEliminar
  2. Foi esquesito ver o Atl.Madrid a festejar com tanta alegria uma eliminação do Sporting, tão tangencial, apenas por golos fora. As coisas dão mesmo muitas voltas, pois aqui à uns anos isso seria como o Real Madrid cá vir eliminar os leões. Mas agora, custou muito perder desta forma contra este Atlético que deixa muito a desejar...

    ResponderEliminar