terça-feira, março 02, 2010

O clássico, a Liga, Di Maria, Izmailov e Fucile

Nem o mais optimista adepto sportinguista contava com uma vitória daquelas. O Sporting entrou determinado, e foi a única equipa em campo que demonstrou força e vontade de vencer. É altura para perguntar: Onde andou esta equipa? Numa semana jogou mais futebol do que em seis meses. É mau para o clube, pois devia ser mais regular, mas não há mal que perdure para sempre. E o Sporting esta semana conseguiu dar uma restea de esperança e uma alegria aos seus adeptos. Tem agora que continuar neste trilho, e não pensar que já está tudo feito. Ainda está na Liga Europa, e vai jogar contra o Atlético de Madrid, um adversário com excelentes jogadores (mas não com excelente equipa) e pudera ter uma palavra a dizer. Já o Porto, esteve muitissimo mal. Não me lembro do Porto jogar tão mal à algum tempo. Penso que desde da derrota por 4-0 em casa contra o Nacional, que não via o Porto a jogar assim. Apático, sem ideias, os sectores sem ligação, a defesa que é sempre um ponto fortissimo do Dragão a vacilar por todo o lado. Até Bruno Alves, o patrão da defesa, estava de cabeça perdida. Pudera! Não via à sua frente arte e engenho para mudar os acontecimentos. E desta vez Jesualdo não inventou no onze titular. Embora, penso que a melhor opção seria jogar com Raul Meireles, Ruben Micael e Belluschi no meio campo. Mas o treinador do Dragão saberá melhor do que eu...
Mesmo assim, penso que o Porto ainda terá uma palavra a dizer no campeonato. Não pode é entrar em campo mais nenhuma vez como fez ontem. Senão hipoteca definitivamente as hipoteses de conquistar o titulo. A margem de erro é nula. Pior do que isso, arrisca-se a não ir à Liga dos Campeões. A Champions até vai parecer diferente sem o Porto lá, dada à quantidade de vezes seguida que o Porto conquistou por mérito próprio o acesso à Liga Milionária. Se o Porto não conseguir este acesso, algo vai mudar no reino do Dragão. Sem os milhões em caixa a entrar, terá forçamente que vender jogadores, e embora consiga sempre reforçar-se muitissimo bem, nos ultimos anos tem vindo perder a força. A ver vamos o que acontece nas próximas 9 jornadas, que vai influenciar muito o defeso da próxima epoca para os lados do clube da Invicta...

Na Liga, tudo normal. O Braga ganhou, embora o fantasma da goleada ainda tivesse pairado. O Braga entrou muito mal no jogo, o Olhanense jogou a seu belo prazer. Fez um golo e podia ter feito o 0-2. A bola embateu no poste. Depois, Tengarrinha ofereceu o golo a Matheus, que empatou. Aí o Braga serenou, e partiu para uma vitória justa e calma. Podia ter corrido mal, mas conseguiu dar a volta. Tem estofo (de campeão?) esta equipa. Tem agora é que esquecer a goleada no Dragão, e o jogo na Luz vai prometer. Vai ser o jogo do titulo, e o titulo de 2009/2010 passa mesmo por Braga. Até à ultima jornada.

Já o Benfica passeou em Matosinhos. Di Maria esteve soberbo, jogador que destacarei mais tarde. Um campo em que Porto e Braga empataram, o Benfica demonstrou a sua força. Ninguem se lembrou que Javi Garcia, um dos jogadores mais importantes da equipa, não jogou. Por agora a equipa de Jesus não está a dar sinas de fraqueza. Tem no fim de semana um jogo importante e dificil contra um magnifico Paços de Ferreira, que se encontra em sexto. E para a semana uma eliminatória contra o Marselha (ganhou ao Paris Saint Germain por 3.0) de Lucho Gonzalez. E dia 21 de Março, a final da Liga Europa. Será que Jesus vai tentar ir a todas? Ou algo vai ficar para trás?É legitimo e deve arriscar e tentar ganhar tudo. E o que conta é no final da epoca os trofeus/objectivos alcançados. Pois se não ganhar nada, não ficará para a história as goleadas e o excelente futebol que o Benfica tem vindo a praticar este ano. Pois pode acontecer a Jesus como a Peseiro à uns anos...

Agora os destaques. Di Maria assinou o seu primeiro hat-trick em Portugal e provavelmente o primeiro da carreira. Está cheio de confiança. embora por vezes ainda se perca demais nos dribles. Mas já é um jogador capaz de fazer o flanco todo, pois ataca e ajuda ainda a defesa. É o jogador do Benfica com mais assistências e cruzamentos. A continuar a jogar desta maneira e com a consequentemente ida ao Mundial, estará prestes a fazer as malas.
Quem não as fez foi Izmailov. E ainda bem para o Sporting. É um jogador importantissimo para a dinamica da equipa. Ajuda a defesa, organiza o meio campo e juntamente com Pedro Mendes, equilibra a equipa do Sporting. E aparece muito bem na zona de finalização embora não marque muitos golos. É também importante a abrir espaços para Liedson. Mas o seu papel preponderante e que ficou na retina ontem, é que sabe controlar muito bem as subidas dos laterais contrários.
Por final, Fucile. É um bom jogador, mas ontem esteve irreconhecivel. Deu muita "porradinha", não esteve coeso nas marcações, e Yannick e Grimi passaram por ele como quiseram. De facto, não esteve nos seus dias como a equipa e ajudou ao seu decalabro. Quando não tinha linha de passe, tenta fintar tudo sozinho, e ficava sempre sem a bola, ficando a equipa descompensada. Um pormenor a rever por parte de Jesualdo.

Até para a semana.

Abraço,

Jorge Castro


P.S. - Um jornalista da SportTv, ao referir-se à lesão de Ramsey, jogador do Arsenal que fracturou a tibia o perónio, mencionou este facto como sendo "uma excelente noticia para o F.C.Porto". Somos portugueses e deveriamos todos apoiar as equipas portuguesas nas competições europeias. Mas daí a dar uma noticia de uma lesão gravissima de um jogador como boa para um clube, vai uma longa distância. Foi infeliz e impertinente. Espero que o jornalista, que infelizmente não sei o nome, tenha referido o caso e que nem tenha pensado no que disse.

Sem comentários:

Enviar um comentário