segunda-feira, março 08, 2010

Liga e Liedson

Esta jornada para os primeiros classificados foi bastante esclarecedora. Ajudou a confirmar o que se adivinhava para o fim deste campeonato. FC Porto ainda mais arredado do tÌtulo, SC Braga com muita dificuldade em manter-se colado e o Benfica cada vez mais forte e motivado.
Quem abriu desta vez as hostilidades foi o FC Porto. Com um comeÁo de jogo desastroso, Falcao falha escandalosamente, È a defesa que uma vez mais mostra falta de concentraÁ„o e permite dois golos em trÍs minutos. Os jogadores nunca baixaram os braÁos e mantiveram o Olhanense sobre press„o atÈ ao apito final. Mas nem sempre essa press„o foi bem conduzida, com a emoÁ„o a sobrepor-se ao equilÌbrio t·ctico, o que levou a in˙meros passes falhados, dando ao Olhanense motivos de contra-ataque e mantendo-os no jogo atÈ ao fim.
Numa altura em que o treinador percebe que j· n„o corre para o campeonato, faz uma clara poupanÁa na equipa, n„o fazendo mais porque n„o pode. Antes de um jogo importante em Londres atÈ pode ser uma estratÈgia acertada. Mas o facto de assim n„o conseguir uma vitÛria que iria moralizar as tropas, o treinador mostra o seu lado fraco e os jogadores ressentem-se disso.
A equipa carece de falta de imaginaÁ„o para fazer correr a bola em posse, num ataque continuado que j· n„o existe. Parece uma equipa pequena a jogar, onde sÛ consegue criar perigo em contra-ataque. EstratÈgia que pode resultar contra o Arsenal, que obrigado a atacar vai deixar espaÁos atr·s. Falta saber se o FC Porto tem competÍncia para passar da defesa ao ataque sem saltar pelo meio-campo, conseguindo construir transiÁıes r·pidas pelo ch„o com bola corrida.
Se calhar influenciado pela falta de garra portista os arsenalistas de Braga entraram no jogo contra o VitÛria de Set˙bal muito ap·ticos. As transiÁıes estavam muito lentas e muitas vezes caiam logo ‡ nascenÁa. Nunca consegui ser aquela equipa de press„o constante com mudanÁas de rimo e de flanco. As alteraÁıes acabaram por chegar demasiado tarde no jogo.
O jogo do SC Braga est· numa fase de menos fulgor devido ‡ falta de Vandinho e ‡ cada vez maior press„o, j· que È indiscutivelmente o ˙nico candidato ao tÌtulo para alÈm do Benfica.
Quem tem beneficiado com as irregularidades dos seus competidores directos È o Benfica que continua por cima e cada vez mais motivado. V„o surgir agora jogos que podem definir o campeonato, com o Benfica com legitimas aspiraÁıes na Liga Europa vamos ver como È que aguenta esta recta final do campeonato. Mas como candeia que vai ‡ frente ilumina duas vezes, n„o vejo motivos para uma quebra de forma.


Queria destacar os quatro golos de Liedson nesta jornada. Contra um Belenenses cada vez mais ˙ltimo. Espero que por l· fique, porque se ainda È pen˙ltimo, se calhar ainda fica na Primeira Liga por vias da secretaria. Lembro o caso Naval que ainda n„o est· decidido. Isso tambÈm pode ser consequÍncias para o tÌtulo. O SC Braga ficaria com mais um ponto em relaÁ„o ao Benfica. Mais um caso que vai uma vez mais dar ìbarracadaî no final da Època. Esta direcÁ„o da Liga tem mesmo tendÍncia para fazer as coisas mal, ainda bem que j· tem as malas feitas, j· n„o era sem tempo.
Mas o que importa aqui È o poker do Liedson. O Sporting continua em ascens„o quando nada o fazia prever. Os jogadores est„o motivados e a mostrar o seu verdadeiro valor. Com uma deslocaÁ„o a Madrid complicada, os leıes v„o cheios de moral para levarem de vencida a equipa de Quique Flores. Depois de na quarta-feira passada ver Hugo Almeida ser titular, Liedson n„o poderia dar melhor resposta. Para seleccionador ver.


Henrique Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário