segunda-feira, março 29, 2010

Incrível

Nunca aqui me debrucei sobre o caso do Túnel da Luz. Agora que esta palhaçada chegou ao fim, em termos de castigos, pois processos de indemnização vão começar a aparecer, vou deixar aqui o que penso sobre este assunto.
Mesmo antes disso, quero exprimir a minha revolta sobre a cobertura mediática sobre o caso. Se os verdadeiros agentes desportivos comportaram-se de maneira imprópria, não era preciso a comunicação social ir na mesma onda. Transmitir notícias não é emitir opinião, ainda para mais quando estas são escabrosas. Passando por cima disso, vamos ao que interessa.
Tudo correu de feição áqueles que interessava ver um dos melhores jogadores fora dos relvados, até a tardia decisão do CD que levou a que o CJ se pronunciasse já quase no fim das sentenças "justiceiras". Com a vitória sobre o SC Braga, o tÌtulo já não fugirá ao Benfica, assim esse jogador já pode voltar a encantar o campeonato sem perigar as intenções encarnadas (porque náo se podia dizer vermelho, lembram-se desta referência num post anterior).
Desde o início que se percebeu qual era a intenção do CD e seus pares, coisa que infelizmente veio a acontecer. Não cabe na cabeça de um tinhoso que um jogador que responde a insultos possa estar fora 3 e 4 meses.É coisa para ter vergonha, então agora os ARD são alguma vez agentes desportivos. Anda tudo maluco. Como não estou em querer que as pessoas do CD sejam incompetentes, ao agirem como agiram, até de conferência de imprensa se socorreram (acto provocatório), só posso achar que foi por má fé. Mas a falta de vergonha ainda reside para os lados da Liga. Se o seu presidente se demitiu depois de o CJ pôr ordem e bom senso nisto, não vejo porque é que outros não seguiram os seus passos.
No meio de tudo isto, quem sofre é o jogador, que vê mal julgado um acto que não devia ter cometido, é certo, mas que o inibiu de fazer o que melhor sabe e talvez o tenha "atirado" para fora do Mundial.
De volta aos relvados do campeonato com nome de cerveja que mais parece água, este incrível mostrou que era de facto o alvo a abater. Um golo marcado (que bolaço) e duas assistÍncias para golo, deviam ser três mas o árbitro fez como de costume. Agora até se vem tentar branquear esta injustiça dizendo que o FC Porto até ganhou mais pontos sem ele. Mas que idiotice vem a ser esta, esses senhores jornalistas e comentaristas andam na droga ou não têm vergonha nenhuma. Se não percebem de futebol mais vale dizer à partida que depois nós desculpamos essas asneiras que andam a dizer.
Este jogador com nome de herói não merecia ser tão mal tratado como foi. Como o Hulk não há muitos por aí. Depois desta novela mexicana acredito que ainda tenham ficado mais longe do nosso futebol.

Henrique Rocha

Por favor deixem os vossos comentários, terei todo o prazer em responder.

7 comentários:

  1. Fraquinho este post...
    E agora por pontos:

    1. Coitadinho de tão bom jogador que no fim de um jogo (provocado ou não)parte ao soco e pontapé para cima de terceiros (que não têm culpa do resultado do jogo). A isto chama-se mau perder, maus fígados, etc... e isto é (ou devia ser inadmissível em profissionais pagos a peso de ouro.

    2. Quem está mal no meio disto é a FPF por ter desculpabilizado uma acção de um jogador que deve dar exemplos positivos (e não os que se viram no famoso Túnel da Luz com jogadores aos pontapés à protecção do referido túnel). Ou seja o que o CJ da FPF devia fazer, se queria tanto que o jogador voltasse aos relvados era pura e simplesmente terminar ali o castigo e não fazer a borrada que fez em reduzir, depois de tanto tempo um castigo para três jogos.

    3. Afirmar que foi para beneficiar o Benfica, que o jogador foi castigado é de mau perder. Não encontro palavras para descrever isso e estou farto de ouvir que sempre que o Benfica joga bem e consegue bons resultados, aparecem logo os adeptos azuis a afirmar que ou foi sorte ou foi levado ao colo ou foi o andor ou a outra equipa estava em baixo de forma... Não ouvi ainda foi do lado do SLB escutas e quinhentinhos e fruta para dormir e café com leite, etc...

    Portanto, se em outros anos toda a gente tinha de concordar que o Porto era (e foi) a melhor equipa a jogar futebol em Portugal, era de bom adversário reconhecer que este ano e até agora (ninguém sabe o futuro) foi a melhor equipa a jogar futebol em Portugal.

    Agora afirmações como "assim esse jogador já pode voltar a encantar o campeonato sem perigar as intenções encarnadas" é de mau perder e sinceramente não me apetece dizer mais nada.

    ResponderEliminar
  2. Só quero repor um facto. No ponto 2 há uma coisa que não é correcta. O CJ só pôde intervir depois do recurso paresentado pelo FC Porto. Por isso é que só divulgou a pena a semana passada. Quero lembrar que os jogadores foram punidos e bem pelo CJ da FPF. 3 e 4 jogos é muito tempo. Ainda para mais quando temos Luisões a agredir adversários e só levam amarelo... é de rir!!!

    ResponderEliminar
  3. Eu nem sou azul, nem sou vermelho, e por isso dou a minha opinião como outsider. É mais do que óbvio que o Benfica é a equipa que melhor futebol pratica neste momento e até convém lembrar que o dia que Hulk foi suspenso foi o dia que o Porto perdeu, na luz, com Hulk em campo.

    O problema é que, e perdoe-me esta suposição, mas o Sr. Rui César certamente acharia muito estranho se o Saviola (melhor jogador do campeonato se diz por aí) agredisse um stewart depois de provocado e apanhasse meses de suspensão. Acharia com certeza, e queixar-se-ia como os azulões se queixaram. Como eu me queixaria. O adepto é mesmo assim.

    Com tudo isto, e se eu fosse benfiquista, tenho de confessar que sendo campeões este ano, que certamente serão e com mérito, eu ficaria com um amargo de boca por tudo isto se ter passado, pois uma vitória só sabe mesmo bem, quando é limpinha. Limpinha mas para todos, pois certamente para muita gente desde que se ganhe, é limpo.

    Dispeso-me com os desejos que o Benfica consiga um bom resultado frente ao Liverpool, e que o Hulk mostre em 6 jogos, que o Porto perdeu muito em não o ter disponível. É bom para o jogador e para o futebol. Até amanhã.

    ResponderEliminar
  4. HR

    luisões a agredir jogadores... muaha de rir depois da exibição do Bruno alves na taça da liga, ele agride e nao leva cartões sequer. Aconselho uma visita ao youtube e procurar videos de bruno alves...

    Quanto aos tuneis.. isso dos jogadores serem provocados nao foi provado. Nas imagens vê-se jogadores exaltados (Fernando e Hulk) e depois a confusão á vista de todos.

    Os jogadores do porto não são santinhos por muito que queiram fazer passar essa imagem. E por falar em tuneis relembro só a entrada pó tunel entre académica e Porto. com mais uma vez Bruno Alves metido ao barulho...

    p.S: sempre achei os castigos exagerados, quando foram dados. é muito tempo pra jogadores da bola estarem sem jogar. Mas acredito que só foram cumpridas as regras aprovadas pela maioria dos clubes da liga. Agora dar 4 jogos de castigo a jogadores que agridem tudo o que mexe no tunel também um precedente grave... E que em termos juridicos por aquilo que já li ( e tendo em conta o acordão do CJ da FPF) está errado.

    ResponderEliminar
  5. Bem Alex, as provocações foram provadas, se não inicialmente o CD tinha dado 6 e 8 meses. Aliás, foi esse facto o único a contar como atenuante nas penas aplicadas, tanto a do CD como a do CJ.
    Uma coisa é um árbitro não fazer nada ao Bruno Alves, não lhe fazia mal nenhum ser expulso, outra coisa é ver uma agreção e dar amarelo.

    ResponderEliminar
  6. O FC Porto nunca na vida se dá por vencido, nem num jogo limpinho, a verdade é essa. O Jesualdo até tem olhos na cara mas tem ordens de cima, como qualquer outro empregado da SAD portista, para vir reclamar méritos inexistentes. Jogo repartido? Arsenal, Sporting e Benfica vergaram o Porto desta época com uma facilidade incrível, a verdade é essa e pode ser muito dura para os adeptos e jogadores. Mas se esses tivessem dirigentes que soubessem perder e não incutissem a raiva, ódio e anti-desportivismo, certamente que não teria existido qualquer suspensão do Hulk e do Sapunaru, para não falar do Rodriguez, cujas agressões vísiveis em vídeo foram ignoradas.
    Portanto, antes de virem tentar provocar, justificar o que não se justifica, olhem para aquilo que têm em casa, tentando assim explicar o vosso fracasso.
    Por último e apesar de não saber se esses tais craques do Porto foram provocados ou não (e se foram não deveriam ter sido, a vitória é de tal forma sem espinhas que só mete dó), só vos quero perguntar se estão envergonhados com o comportamento do vosso capitão e nem falam disso ou são simplesmente prepotentes tendenciosos, com uma ira igual à mesquinhez miserável de alguns dos vossos jogadores?
    Nem queria ir por aí, como adepto do Benfica tenho a dizer que o Porto tem ganho bem tirando uma série de campeonatos comprados, mas foda-se ò Henrique, idiotice, é verdade que há muita, ganha juízo então, quem é que afinal anda na droga para não ver um palmo à frente do nariz nesta época futeboleira 2009/2010?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Caro Paulo,
    Saber perder e ganhar é uma qualidade muito boa no desporto, coisa que pelas bandas da Luz nunguém sabe o que é. Isso até é normal, quando se tem uma massa adepta muito grande e que qualquer coisa server para desculpar os fracaços desportivos. Foi o que aconteceu nestes últimos anos em que o Benfica não só não ganhou nada, como nem em segundo ficava. O que não entendo é a critica a essa cultura do empurrar a responsabilidade das derrotas para os outros. Isso faz parte do nosso futebol.
    Criticar o jogo violento de certos jogadores não me parece muito correcto. Ou se criticam todos ou mais vale ficar calado. Quando nos calha a nós nunca se houve uma palavra negativa. Isto vale para todos, benfiquistas e portistas incluido. São vários os casos de ambas as partes, Luisão, David Luís e Bruno Alves são só os mais mediáticos.Mas nunca ouvi nunguém a falar dos mergulhos do Aimar e do Saviola, isso também é um comportamento reprovável.
    O FC Porto nestes últimos anos ganhou a maior parte dos campeonatos. Dizer que os ganhou merecidamente e depois dizer que foram comprados não me parece justo. Ainda para mais quando nesses anos as campanhas europeias também deram títulos ao Dragão.
    Há factos que não podemos negar. 14 jogos de diferença entre centenças é muito jogo, se calhar somos todos que não vemos um palmo à frente do nariz e esses senhores é que têm uma visão à distância.
    Grande Abraço

    ResponderEliminar