sexta-feira, março 26, 2010

O jogo do "Tílt"

Hoje, vou-me concentrar no grande jogo de amanhã. O imprevisivelmente super antecipado Benfica - Braga.
Começo por falar das duas equipas, e vindo de Sul para Norte, o Benfica está finalmente a jogar à Benfica de antigamente. Havia muitos que não percebiam o fanatismo em relação a este Benfica, que nada tinha mostrado nos últimos anos. Nada de espectacular diga-se. Mas agora, se percebe que o Benfica de antigamente é o Benfica que se está a mostrar este ano, e a reacção do "povo" (sem nenhum desprimor no termo) é a que se vê. Euforia colectiva. Mesmo nas sedes dos mais importantes órgãos de comunicação social. Na minha opinião, é justificada. Nunca eu tinha visto um Benfica a jogar assim… nem sequer parecido. Acho bom para o futebol português pois assim os restantes rivais vão ter de se superar para fazer concorrência e claro, melhorar o panorama geral no futebol nacional.
Neste momento considero o Benfica favorito, tem todas as peças operacionais, já pôde descansar uma semana depois destes 4 jogos frenéticos das últimas semanas e acima de tudo, pratica um futebol superior, e disso não pode haver muitas dúvidas.

Em relação ao SP Braga, confesso que desde a perda de Vandinho, a equipa não joga o que jogava. As vitórias são sufridas e não incontestáveis. A avalanche ofensiva é só uma bolita de neve de vez em quando, e muitos dos jogadores decisivos, para além de Vandinho claro, ou saíram como João Pereira, ou estão num momento menos bom, como é o caso de Hugo Viana. Mesmo assim, o Braga não está onde está por acaso, e como já disse anteriormente, considero o empate um excelente resultado para o Braga. O calendário de ambas as equipas não pode ser ignorado. Assim sendo, se o Braga conseguir não sofrer golos cedo, pode ser que os jogadores do Benfica acusem algum nervosismo por ainda não terem marcado e quem sabe, um golo surpresa em contra ataque, como o Braga gosta de fazer, pode mudar o destino da Liga.

Finalmente quero explicar o porquê do título deste post. Este jogo é de uma volatilidade extrema! Senão vejamos:
- Está em jogo, somente, o primeiro lugar da Liga a poucas jornadas do fim;
- O Benfica tem em Braga a única derrota do campeonato e certamente quer vingança;
- O Braga sofre 5 golos no último jogo com um dito grande;
- Os dirigentes de Braga acusam Ricardo Costa e a Comissão Disciplinar da Liga de estarem claramente a prejudicar o Braga em benefício do Benfica;
- Castigo de Vandinho mantém-se inalterado mesmo depois do de Hulk e Sapunaru terem sido diminuídos;
- O processo de mudança do Braga para o Benfica de Jorge Jesus foi tudo menos pacífico no final da época passada;
- A moda dos incidentes na bancada;
- A rivalidade Norte - Sul, que toda a gente sabe que existe;

Ora todos estes ingredientes, (e com certeza mais que não me ocorrem agora), fazem com que este cocktail seja explosivo, e na minha opinião vai explodir mesmo sob a forma de confrontos dentro e fora do campo, expulsões, polémicas e tudo isso que já estamos habituados.
Muita gente vai dar certamente o "Tílt".. esperemos que ao menos ninguém se magoe.

Ia falar um pouco sobre a diminuição dos castigos de Hulk e Sapunaru, bem como a demissão de Hermínio Loureiro mas, prefiro deixar a poeira pousar e então, pronunciar-me-ei sobre o assunto.

Terei todo o prazer em responder a alguma pergunta que queiram deixar nos comentários.

Até para a semana, e que ganhe o melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário