segunda-feira, março 15, 2010

Europa ao Contrário

Desde à alguns anos para cá, que nos habituamos a um cenário no que diz respeito a participações de clubes portugueses nas competições europeias. Este cenário consistia em termos o Porto sempre na liga dos campeões, a passar a fase de grupos e a ser eliminado nos oitavos ou quartos por uma equipa normalmente de "poder" superior, excepto talvez contra o Shalke 04 aqui à uns tempos, mas mas todos concordam que foi uma eliminação muito injusta. Por outro lado tinha-mos um Benfica e um Sporting quase sempre nas aventuras da taça Uefa, agora liga europa, com o Sporting na fase de grupos de liga dos Campeões antes de lá ir parar, e o Benfica às vezes na liga dos campeões a dar um ar da sua graça. Na já extinta taça ufa, normalmente o que acontecia era que, todas as equipas que lá iam excepto Benfica e Sporting normalmente ficavam cedo pelo caminho, excepção ao Braga, que teve muitos bons resultados europeus, e até ganhou uma taça Intertoto. O Benfica e o Sporting normalmente ficavam por terra mal aparecesse um adversário que não fosse de um campeonato nórdico que ainda consegue se mais deprimente que o nosso.

Ora este ano, é com um sabor agridoce que verifico que tudo isto parece ter-se invertido. E eu, como gosto de guardar o melhor para o fim, neste caso vou guardar o bom para o fim e começar pelo mau.

Em primeiro lugar, começo pelo Braga que, era das equipas mais regulares na taça Uefa e até teve um desempenho notável a época passada. No entanto, este ano ficou-se pela eliminatória de acesso à fase de grupos. Muitos dizem que foi isso que possibilitou ao Braga a campanha excepcional na Liga Sagres, mas, no que diz respeito aos senhores de Uefa, é muito mau.
E em segundo, temos um Porto irreconhecível, a sofrer uma das piores derrotas europeias da sua história e a fazer uma exibição digna de guardar no armário "Jogos para aprender a nunca repetir". Trouxe 5 Big Bens que não vão ser nada fáceis de esquecer.

Por outro lado, temos um Sporting que vai a Madrid fazer uma boa exibição. Na minha óptica, como o Atlético tem no ataque a sua melhor característica e as melhores peças, e disso estamos todos de acordo, era importantíssimo para o destino da eliminatória não sofrer golos em Madrid. É certo que agora o Atlético num jogo com golos, tem sempre a vantagem do golo fora, mas, o factor casa pesa sempre e aguentar a melhor arma do adversário, o ataque, em seu reduto é para mim meio caminho andado para o Sporting dar mais um paço rumo à Nordbank Arena (Hamburgo).

Finalmente o Benfica, penso que consegui fazer um óptimo jogo contra uma equipa tacticamente fortíssima como é o Marselha. Não se deixo intimidar pelo nome do adversário, nem pela qualidade do seu plantel, e deu continuidade às boas exibições que tem brindado a todos que querem ver. É certo que o Marselha também teve as suas ocasiões de golo, mas para mim o Benfica foi um pouco melhor, e foi por manifesto azar que sofre o golo já em período de descontos. Não escondo porém que terá uma tarefa complicadíssima em França, onde já ouvi dizer que os adeptos do Marselha são completamente doentes e fanáticos pelo clube. Resta esperar que os jogadores cumpram a promessa de Jesus, o treinador, que disse: "Vamos marcar em França". Esperemos que sim.

Boa sorte aos que representam Portugal na Europa e até à próxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário