sexta-feira, março 12, 2010

Os clichés, a semana europeia e o que está para chegar.

Abriu em Portugal uma nova moda. Os clubes portugueses estão na perseguição de uma nova personagem que pode mudar a face de anos de gestão ruinosa. Como bons portugueses que são, à procura que chegue o D. Sebastião no dia de nevoeiro. Falo-lhes claro da nova "cruzada" portuguesa, que é quem é o primeiro a encontrar o novo Mourinho. Esta cruzada quase que dá para um filme. É verdade que o "special one" é de facto especial e único no mundo, e que o seu curriculo académico e postura abriu portas a muitos treinadores portugueses que estavam no anonimato, cá em Portugal e no Estrangeiro. Mas Mourinho só existe um, o que está em Milão e mais nenhum. Ainda noutro dia li que o Sporting se adiantou a contratar Villas Boas ao Porto. No futebol a lógica é uma batata mas que eu saiba tanto Sporting como Porto têm treinador. Claro que nos bastidores, joga-se por vezes a velocidades alucinantes. Porquê tanto interesse em Villas Boas? Tem feito bom trabalho na Académica mas nada mais. Tem tanta procura porque esteve a trabalhar anos com o melhor do mundo. Mas isso não quer dizer que seja melhor, nem igual, e o mais certo é ser pior que o mestre. Mas os clubes não podem deitar fora essa oportunidade, quanto mais que também Mourinho no inicio da carreira também lhe puseram muitas reticências ao seu trabalho, até chegar ao Porto. Villas Boas até pode ser excelente opção seja para Porto ou Sporting, mas há que fazer os projectos com calma. Para se ser treinador não é preciso um titulo académico, há até quem seja defensor do conhecimento empirico. Mourinho "bebeu" e bem dos dois. Como o Benfica não encontrou nem certamente encontrará um novo Eusébio (e ainda bem), Mourinho também permanecerá único.

A semana europeia correu mal às equipas portuguesas. Porto foi humilhado pelo Arsenal em Londres (Razão tinha Henry a dizer que o Porto não tinha hipotese...). Um Porto como há muito que não se via, e que tanto sócios adeptos e toda a estrutura do Porto não se revê naquela forma de jogar. E de facto, não parecia o Porto a jogar. Sem garra, sem definição de jogo, uma equipa aos repelões, e com um Fucile em grande (jogador que destaquei pela negativa na semana passada) que esteve em 4 golos do adversário (o 2º golo é ridicula a participação do defesa).
O Sporting conseguiu aguentar-se muito bem em Madrid e foi a única equipa a ter um resultado positivo. Embora 0-0 seja um resultado muito traiçoeiro, bastando um golo sofrido para tudo virar. Concordo com Carvalhal quando este disse que com 11, o Sporting tinha ganho. Também penso que sim. Reyes, Simão, Forlan e Aguero metem respeito a qualquer um mas a defesa é um pleno desastre. Basta cair em cima de um deles, que a estrutura defensiva abana toda.
Já o Benfica, ficou amarrado na teia do Marselha. Uma equipa francesa muito bem montada, em que vendo o jogo, via-se sempre mais azuis que vermelhos. Uma pressão muito alta por parte dos franceses, deu enormes frutos pois travou o ataque benfiquista e proporcionou muitos contra ataques. tiveram as melhores oportunidades do jogo embora no final da 1ª e 2ª partes, o Benfica também as tivesse. O resultado é justo mas a haver um vencedor seria certamente o Marselha. Na 2º mão a táctica marselhesa deve ser a mesma pois estão em vantagem. Se o Benfica tivesse ganho pela margem minima, os franceses teriam que abrir. Assim... jogo dificil para Jesus e seus pares. Mas é possivel ganhar no Le Velodrome.

A corrida do titulo está agora reduzida a dois. Braga a fazer o melhor campeonato de sempre, recebe um perigoso Rio Ave, que já eliminou os bracarenses da taça. Já é tempo dos bracarenses passarem por cima da goleada no Dragão, que fez bastante mossa. É um jogo que o Braga tem de ganhar obrigatoriamente, para manter a chama do titulo acesa. Já o Benfica vai à Madeira jogar contra o Nacional, um encontro também bastante dificil, embora o Nacional esteja a cair de produção. Mas certamente que Manuel Machado quer ganhar ao seu "grande amigo" Jorge Jesus. Importante também será ver se a equipa do Benfica responde bem fisicamente no jogo de domingo.
Para finalizar, algumas pessoas, embora não acreditando muito, dizem-me que o Porto ainda pode ganhar o campeonato. De facto pode e é legitimo pois Braga está a dar alguns sinais de fraqueza e o Benfica pode também fraquejar a qualquer momento. Mas vendo a classificação, também o Sporting pode chegar ao 3º lugar. Se o objectivo era o 4º, se Carvalhal conseguir o 3º mantem-se em Alvalade? Cá estaremos para ver e comentar.

Abraço e bom fim de semana

Jorge Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário