sábado, março 06, 2010

Concordo Queiroz

Primeiro quero pedir desculpas por este post estar atrasado em um dia. Farei todos os esforços para que isto não volte a acontecer.

Agora falando de futebol, gostaria de começar a falar da Selecção. Devo confessar que fiquei um pouco admirado, mas não muito, que o Ruben não tivesse sido convocado. Mas, depois de ouvir uma entrevista do professor Queiroz acerca de novos jogadores na selecção, posso dizer que fiquei rendido aos seus argumentos. Segundo ele, um jogador para vestir a camisola da Selecção pela primeira vez, tem de passar por uma fase de adaptação que inclui, ou pode incluir, várias convocatórias, várias observações, e vários jogos também. Ou seja, não é com duas tretas que um jogador chega à selecção e singra à primeira, pelo menos nos casos normais, e se o seleccionador nacional assim o diz, eu tenho de acreditar que ele sabe mais do que eu. Assim sendo, o argumento principal de Queiroz para a chamada de Ruben, Coentrão e outros jogadores à selecção sub-23 foi o do, "mais vale jogarem 90 minutos pela selecção sub-23, do que jogarem 10, ou 5 ou não jogarem na A". E verdade seja dita, eu pelo menos, compreendo.

Não tenho qualquer dúvida porém, que ambos jogadores que mencionei em cima, bem como Varela, Veloso e Moutinho vão ser futuros pilares do bom futebol Nacional ao nível de selecções.

Ouve outros pontos desta entrevista que também concordei, por exemplo a ideia que de a nossa liga, e claro depois o nosso futebol por arrasto, só podem melhorar quando forem encarados como um todo, para poderem crescer como um todo, e não como azul, verde e vermelho… e ele até sugeriu que nos habituais programas de discussão de futebol, além de lá estarem um defensor das 3 grandes cores, estivesse um quarto que zelaria pelos interesses de todos os outros! Achei caricato, mas com efeitos positivos tanto na defesa desses mesmo interesses, como da chamada à atenção daquilo que é o futebol português para a maioria dos portugueses, os media, etc, etc…

Finalmente o seleccionador chamou a atenção para a falta de qualidade técnica nas formações, que pelos visto, já no Manchester e outros grandes clubes, se está a evidenciar. Ou seja, em média, nos mais jovens agora, há menos jogadores que são vistos como futuros jogadores profissionais de grande qualidade. Porque será? Será um reflexo dos tempos ? Será um ciclo na juventude que simplesmente não formará tantos bons jogadores como antigamente ? Será que os mais jovens agora preferem jogar futebol sentados no sofá de comando na mão ? Não sei, mas espero que a qualidade do futebol do futuro, se não crescer, pelo menos que não diminua.

Toda esta entrevista pode ser vista no site da RTP, nos vídeos RTP, no programa Pontapé de Saída da passada quinta-feira.

Finalmente uma palavra para as pessoas que assobiaram a própria Selecção, em casa, a ganhar, num jogo amigável... Lastimável.

Com isto me despeço.
Forte abraço.

1 comentário:

  1. Lastimável é pagar para ver experiências em vez de ver futebol. Se o Queiroz quer fazer experiências que faça nos treinos. Os espectadores têm o direito a serem bem tratados por todos, jogadores, seleccionadores e por dirigentes. Se é para só haver futebol nos primeiros 45 minutos, então que se informe o povo e se diminua os preços a metade, já que o resto é treino.

    ResponderEliminar