sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Goleadas Europeias, Tomás Costa e Costinha

Boa jornada europeias para as equipas portuguesas. Benfica e Sporting passaram com distinção para a próxima fase da Liga Europa. Depois de uma 1ª mão não muito bem conseguida e que no caso do Benfica muito aquém do admissível, a 2ª mão veio repor o verdadeiro valor das equipas nacionais.
Com mais uma goleada, o Benfica rectificou a exibição feita na Alemanha. Estava visto que este Belenenses Alemão (a estes nem a secretaria os salva da descida) era um osso fácil de roer. Aliás, veio a revelar-se não ser osso nenhum, mas antes uma bela picanha cozinhada à moda Argentina.
O Sporting tinha a tarefa mais complicada. Mas estes ingleses de futebol directo, está visto que são só para consumo interno. Quando se vêm contra adversários de toque curto e organizado têm muita dificuldade, mesmo este Sporting em sub rendimento. O facto de ser a única prova em que os mantêm vivos esta época, não pode ser deixado em conta. Com uma exibição conseguida e inúmeras ocasiões de golo criadas o Sporting deu prova de vitalidade, demonstrando que está época ainda não acabou, o que redobra o interesse para o clássico do próximo Domingo.


O anunciado reforço de Inverno por Pinto da Costa, tem este fim-de-semana a prova de fogo. Tomás Costa prepara-se para ser titular em Alvalade, devido a ausência por lesão de Fernando. Depois de dois meses a ser utilizado com alguma regularidade, mostrando ser uma boa alternativa ao habitual titular e com mais capacidade de sair a jogar do que Fernando, Tomás Costa ou vai ou racha. Até agora tem aparecido em bom plano, mas sempre visto como alternativa pouco sólida. Depois de ter convencido o treinador e adeptos com exibições muito boas, a responsabilidade agora é maior.


Ainda uma nota breve sobre Costinha.
Aparece agora como dirigente leonino, clube de coração. O facto de aparecer desta maneira, muito discreto e com um secretismo pouco invulgar neste Sporting actual, considero que entra com o pé direito. Com a experiência adquirida pela passagem por clubes ganhadores e organizados, tem muita coisa boa a acrescentar ao clube de Alvalade. É um líder nato, como comprovam as suas passagem pelo FC Porto e pela Selecção Nacional, que pode impor ordem no seio leonino. Tem árdua tarefa mas acredito que a pode fazer com distinção.


Henrique Rocha

1 comentário:

  1. O Costinha, é a segunda contratação que me agradou neste Sporting em crise. Depois de Pedro Mendes, parece que os senhores que tomam as decisões estão finalmente a deixar alguma inteligência vir ao de-cima.

    ResponderEliminar