sexta-feira, junho 18, 2010

Surpresas do Mundial. O caso Simão e outra vez Nani.

E neste Mundial, já houve mais um caso para uma surpresa. A grande Alemanha, que muitos já apontavam como um dos grande favoritos (e não o deixa de ser) perdeu com a Sérvia, que tinha perdido com o Gana no primeiro jogo. A expulsão de Klose complicou e muito o trabalho germanico, e Stojkovic (o tal que não serve ao Sporting) defendeu um penalty de Podolski. Resultado : Vitória da Sérvia por 1-0, fazendo com que este grupo esteja ao rubro e vamos lá ver como corre agora o Gana - Austrália. Independentemente do resultado deste jogo, a última jornada vai ser decisiva.
Outra das grandes favoritas, a Espanha também entrou com o pé esquerdo. Jogou como é normal nos espanhois mas a grande diferença foi que a bola não entrou. E os suiços tiveram Ottmar Hitzfeld disfarçado de José Mourinho no banco e o resultado foi caótico para os espanhois, que contudo não devem estar tristes nem se deixaram abalar. Não mata... mas moi.
O Mundial é uma competição peculiar e por isso, é a que eu gosto mais quando falamos de Futebol. E por experiência própria, é sempre cedo apontar favoritos. Alemanha, Argentina (grande jogo), Espanha, Inglaterra, França (em muitos maus lencois), Itália, Brasil (dificuldades em ganhar à coreia), e Uruguai, todos já perderam pontos tirando Brasil e Argentina (mencionei estes pois já foram campeões do Mundo tirando a Espanha).
Portanto.. vamos desfrutar da competição e esperar sempre pelo melhor futebol.

Continua o mau caminho da nossa Selecção. Um resultado que até não foi mau, uma exibição mal conseguida e vêm todos os problemas à tona. É o normal em Portugal e nos portugueses. O estado social/financeiro do país é aquilo que se vê mas temos que ser campeões do mundo de futebol. Até poderiamos ser, temos equipa para isso, mas havendo estas "peneirices" dos jogadores, arriscamo-nos a repetir 2002 (vá lá, que pelo menos este ano ficamos na Covilhã e não se foi para os casinos de Macau).

Deco vem com razão queixar-se da sua posição. Mas não devia vir dizer aquilo para a imprensa, pois desestabiliza tudo. E depois há o caso paradigmático de Simão, que já no tempo do Benfica fazia birras de miudo mimado. Se bem se lembram os leitores, da conversa apanhada pela SIC na pre-epoca de 2003 entre Helder e Simão, em que Simão não percebia porque é que não era o capitão, pois já era na epoca passada e era o jogador que levava a equipa às costas e toda a gente depositava as esperanças das hostes benfiquistas nele.
Passados 7 anos, o mesmo jogador faz outra birra por agora ser Ronaldo o capitão, e na ideia de Simão, devia ser pois é o mais internacional. Eu também não concordo com Ronaldo, penso que ainda tem que ganhar um pouco mais de traquejo e carisma dentro da selecção mas se o seleccionador o escolheu, temos é que apoia-lo.
E claro, agora corre o boato que foi por causa de Simão que Nani foi embora. Uma guerrinha que ao que parece deu para o torto, e alguem tinha que pagar. Tinha que pagar o jogador portugues que em melhor forma estava, e que agora está em casa. Se a nossa ala direita tivesse Bosingwa e Nani, podiamos estar muito mais confiantes. Assim...

Espero que neste Mundial se comecem a ver jogos mais importantes a partir de agora. O primeiro jogo é sempre mal jogado, pois ninguem quer perder. Agora tem que se arriscar. E Portugal e Queiroz têm que arriscar. E não por Pepe, Ricardo Costa e Rolando a aquecer a 25 minutos do fim, não é um bom prenuncio.
Estarei sempre com a nossa selecção, mas que ao menos arrisquem e joguem ao ataque. Podemos cair mas caíremos de pé.

1 abraço

Jorge Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário