sexta-feira, junho 04, 2010

Nostalgia dos Mundias e Villlas-Boas.

Quem me conhece sabe que é verdade. O campeonato do mundo de futebol é um vicio à largos anos para mim e tento sempre saber tudo sobre o que se passou sobre a competição. Desde que era puto, tinha cassetes e bandas desenhadas sobre os mundiais e como já naquela altura era fanático de futebol, fiquei depois completamente viciado nos mundiais. Infelizmente, o primeiro que me lembro foi o Italia 90. Uma final de grande intensidade mas nada bem jogada entre Alemanha e Argentina, com um golo de Brehme de penalty.
A Champions é uma grande competição, a Taça dos Libertadores também, o Europeu também é importante e mais que a Copa América, mas vencer o Mundial, e quem mais se destaca nele, "atinge" a imortalidade. Por isso, que jogadores como Ronaldo, Messi, Rooney, etc por mais titulos que ganharem nos clubes, nunca será como vencer um Mundial.
Vejamos os casos de Pele (unico vencedor de 3 mundiais), Maradona, Romario, Zidane, Ronaldo(o fenomeno), Ghiggia (o uruguaio que silenciou mais de 200 mil brasileiros no Maracana no Mundial de 50), Fritz Walter , (capitão da Republica Federal da Alemanha que ganhou à mais que favorita Hungria por 3-2, depois na 1ª fase perderem por 8-3!), Fontaine (frances que só jogou um Mundial e é o melhor marcador de sempre num só Mundial), Garrincha, Eusebio, Bobby Charlton, Jairzinho, Beckenbauer (unico a ganhar como jogador e treinador), G. Muller, Cruyff, M.Kempes (argentinho melhor marcador do Argentina 78), P.Rossi (italiano melhor marcador do Espanha 82), Platini, Matthaus, Lineker, R.Milla, R.Baggio, Schillachi, Salenko (unico a marcar 5 golos num jogo) etc, são jogadores imortalizados pelo Mundial. Muitos foram excelentes jogadores também nos clubes. Outros só ficaram conhecidos pelo que fizeram no Mundial. Elucidativo da importância e da maneira como esta competição é vivida. Por isso que com a chegado de mais um Mundial, lá estarei para tentar ver todos os jogos que possa ver e esperar que Portugal possa fazer uma boa campanha. à hora que escrevo esta crónica, recebo a noticia de Drogba está lesionado sem se saber a extensão da lesão. Boas noticias para a nossa selecção mas má noticia para o Mundial.

E agora Villas-Boas. Pinto da Costa está à espera de ter encontrado o novo Mourinho, que chegue à Invicta, mude de rompante um ano em que ficou atrás de dois clubes e que ganhe o campenato e a Liga Europa logo no primeiro ano, pois ele prometeu vitórias cá dentro e lá fora. Sinceramente, não sei o que achar de Villas-Boas. Fez um bom trabalho na Académica mas se calhar como ele fez, outros também o fariam. Portanto, há que dar um voto de confiança ao presidente portista e ao próprio treinador, e a pressão da massa adepta será enorme. E mais uma vez o Sporting ficou de mãos a abanar, pois indo Villas Boas para o Porto, nota-se bem que embora o convite do Sporting tenha vindo primeiro, Villas Boas espero pelo Porto e para Jesualdo se ir embora, para ir para um clube mais seguro e muito melhor estruturado, e que lhe dá muitas mais garantias de sucesso.

Até para a semana e vamos torcer por uma boa campanha da Selecção de Portugal.

1 abraço

Jorge Castro

1 comentário:

  1. Bem.. eu bem queria falar dos mundiais, mas tenho de me render às evidências. O Guru dos mundiais deste blog é o Sr. Jorge Castro.

    Lá vou ter eu de falar do Sporting pra semana...

    ResponderEliminar