terça-feira, junho 29, 2010

Eu acredito.

Até agora, os oitavos de final têm corrido sem grandes surpresas. As equipas teoricamente mais fortes e favoritas já passaram, algumas delas favorecidas pela arbitragem o que também não é de admirar. Alguma surpresa pode causar a goleada da Alemanha contra a Inglaterra mas quem viu o jogo, não se admiraria nada.
Ontem foi vez da Holanda e Brasil se qualificaram e certamente vão protagonizar um excelente duelo. EM 94 também jogaram nos quartos de final, com vitória brasileira por 3-2 (jogo em que Bebeto imortalizou a comemoração do golo como se tivesse a pegar no seu filho), e em 98 os brasileiros venceram desta vez nos penaltys e nas meias finais novamente a Holanda. Portanto, vai ser um jogo em que os Holandeses vão se querer vingar e penso que têm argumentos para isso. Juntamente com a Alemanha-Argentina, espero que sejam 2 grandes jogos.

E hoje é dia de Espanha-Portugal. Sinceramente, acredito que a selecção não nos irá deixar ficar mal. A derrota contra a Suiça deixou os espanhois em sentido, e aquela moral e optimismo foi-se abaixo. A verdade é que contra uma equipa fraca como as Honduras ganharam 2-0 e 2-1 ao Chile que jogou uma parte inteira com menos um. Mas agora é a eliminar e tudo pode acontecer...
Queiroz e Portugal têm que arriscar. Defender bem continua e é importante. Mas também podemo-nos arriscar a não sofrer um golo no Mundial e vir embora. Portanto, é imperativo atacar e não jogar somente com Ronaldo na frente. Contra os espanhois jogaria em 4-4-2, e Deco não tem lugar neste momento na Selecção. Pode ser uma arma importante depois do jogo começar, para reter a bola, fazer passes de ruptura nas costas da defesa e conquistar faltas. na frente Ronaldo e tanto me faz se for Liedson ou Hugo Almeida. Desde que já esteja alguem a ajudar o CR7...
Assim, estou confiante. Tenho que tentar "matar" este borrego. No hoquei em patins quando jogamos contra a selecção espanhola, normalmente nas finais, perdemos quase sempre. No andebol, ainda perdemos na qualificação para o mundial. No basquetebol, quando fomos ao Europeu, fomos quase humilhados. No voleibol, conseguimos num Europeu fazer-lhes frente. No atletismo, também há varias especialidades onde são somos suplantados pelos espanhois. No ténis nem se fala, é uma diferença abissal. Até no futsal, só conseguimos ganhar uma vez aos espanhois. No ciclismo, temos espanhois entre os melhores do mundo e portugueses começamos a ter fogachos.
Portanto, começa a ser tempo do nosso principal desporto demonstrar que é possível e também fazer ver e acreditar aos dos outros desportos que não há impossiveis e podemos vencer a Espanha. Antes de sermos navegadores, fomos Conquistadores. E é com esse espirito de conquista, que teremos de ter para chegarmos a "bom porto".

1 abraço

Jorge Castro

  • P.S. - Quem me conhece sabe que é verdade. Em 2007 quando chegou ao Benfica, Di Maria estreou-se contra o Copenhaga na pre-eliminatoria da Champions. Já na altura tinha dito que tinha sido uma excelente aquisição, que iria fazer esquecer Simão e que ia dar mais dinheiro que este. Embora com algumas intermitências, que deixaram céptico, o futuro deu-me razão. Vai para o Real Madrid e se calhar, em boa hora diz Maradona, pois agora é capaz de ter definitivamente a cabeça limpa e começar a jogar, porque tem passado ao lado do Mundial.

1 comentário:

  1. Fomos com os porcos como se previa. Mourinho dizia que nem com Ronaldo a 1000% Portugal lá ia. Nem 10% de Ronaldo tivemos. Até Mourinho regressar vamos continuar assim, sem ambição e com os mesmo gajos com lugar cativo. Nem com os meninos de ouro lá fomos, quanto mais com estes pernas de banco. Puta que pariu...

    ResponderEliminar