segunda-feira, abril 26, 2010

O ideal

Esta semana venho aqui deixar um post em forma de esperança.

Como todos os clubes que ainda têm aspirações no topo da tabela ganharam e até golearam, ficou tudo na mesma. Ora o que era interessante, o que fazia o adepto mais desinteressado colar-se ao televisor, e o mais interessado acampar à porta do estádio no dia anterior, o que fazia isto tudo, penso que seriam uma série de coisas que paço a enumerar.
Em primeiro lugar, o Braga tinha de ganhar. Continuar a fazer o papel de carraça que nunca desiste, e em casa, perante um estádio com certeza cheio de bracarenses entusiásticos, bater um Paços de Ferreira sem mais objectivos esta temporada a não ser, quiçá intrometer-se na decisão do título.

Em segundo lugar, o Porto teria de ganhar no dragão ao Benfica. Vai ser difícil com certeza, ainda por cima sem Falcão, o Porto terá muitas dificuldades. O Benfica, embora com certeza digam que jogam sempre para ganhar, penso que vão fazer um jogo de contenção e tentar assegurar o campeonato sem pressionar muito os dragões. Pois para a última jornada ter o interesse total, além de o Benfica ter de perder, Cardozo teria de não marcar, porque o duelo dos melhores marcadores também interessa, e se os dois goleadores partirem para a última jornada com os mesmo golos, é sempre mais empolgante ver qual deles marca mais. Ou isso, ou então o Cardozo marcar e depois ser expulso com outro malabarismo, ou justamente. Mas não era muito justo, porque marcar ao Porto é mais difícil com certeza que marcar em casa contra o Ria Ave. Por isso se calhar seria melhor não marcar.

Uma confusãozita no túnel no final do jogo com jogadores do Benfica a agredirem tratadores de relva também era bem-vinda.

Em terceiro lugar, o Sporting teria de jogar em 2 - 4 - 4. Carvalhal, num último rasgo de raiva, punha a equipa a jogar sem laterais ! Dois centrais, quatro médio ofensivos e quatro atacantes, ou pelo menos jogadores a fazerem esse papel. Até posso deixar aqui a equipa:
Centrais: Tonel, Polga
Médios: Veloso, Moutinho, Mendes e Izmailov
Atacantes: Yanik, Liedson, Vuksevic e Castiga… perdão, Postiga!

Se o Sporting perdesse por mais de 3, será que Carvalhal aguentava até ao final da temporada ? A mim entusiasmava-me…

Finalmente, milionários Bracarenses e Benfiquistas viriam a público oferecer a Rio Ave e Nacional valores exorbitantes de dinheiro caso os jogadores desses clubes batessem o Benfica ou o Braga respectivamente na última jornada. Acho que não é crime… pagar um extra para ganhar. Seria crime pagar para perder, agora para ganhar… é mais um incentivo.

Confesso que ao resto dos clubes de tabela, mesmo aqueles que estão para descer, já está tudo praticamente decidido, por isso não me vou alongar em "pedidos".

Ora se isto tudo acontecesse, a última jornada seria no mínimo explosiva, e no máximo, originadora de guerra civil.
Era tão belo...

Até para a semana.

Mark da Costa

2 comentários:

  1. Quatro médios ofensivos? Parece-me bem, mas não foi isso que meteste na equipa, então e o Matias, o único médio ofensivo ficava onde, no banco? O Sporting está realmente a fazer uma boa utilização desse jogador que era a vedeta desta época. Ele não deve jogar porque estão a poupa-lo para o Mundial, a ver se ele chega lá fresquinho para o venderem à primeira proposta. Mas era bonito o Carvalhal meter uma equipa assim e o Sporting golear, eheheheheh!!! Será que pegava??

    ResponderEliminar
  2. Eu disse "Dois centrais, quatro médios ofensivos e quatro atacantes, ou pelo menos jogadores a fazerem esse papel". Como o plantel do Sporting é curto, o que interessa aqui é o papel. Se pusesse o Tiago a atacante, ele não ia tentar defender, ia tentar marcar golos! Quanto ao Matias... parecia-me uma entrada que até fazia sentido, logo, não a mensionei claro ! hehe

    ResponderEliminar