quarta-feira, abril 07, 2010

Jornada 25, Penaltys, Anfield Road

Depois de a última crónica ter sido um pouco comprida demais (mas que era necessária pela quantidade de temas que tinham que ser referidos), esta vai ser mais curta.

Esta Jornada 25 ficou marcada pelo jogo na sexta entre SC Braga e V. Guimarães. Uma arbitragem inacreditável fez com que o resultado do jogo tenha sido desvirtuado. Artur Soares Dias teve a coragem necessária para emendar um erro quando tinha marcado um penalty a favor do Vitória. Aí o clube de Guimarães não se pode queixar. E provar que foi um operador de camara a chamar a atenção do 4º árbitro, tem que se comprovar essa acusação. Faz-me lembrar as palavras de Alberto João Jardim quando afirmou "que este país é um país de bufos", em que toda a gente diz o que quer mas nada se prova. O 1º penalty a favor do Braga abre um precedente grave. Com arbitros a marcar penaltys daqueles, mais vale um atacante apontar a bola ao braço do adversário para tentar "sacar" uma penalidade do que tentar fazer uma jogada perigosa. O 3º penalty a favor do Braga, nem vale a pena comentar. Quem viu as imagens, não é preciso dizer nada. Assim, o Braga ganhou e continuou na pressão ao Benfica e também ao Porto, pois os portistas querem a Liga dos Campeões (já agora, como se devem sentir os adeptos portistas, quando foi um jogador emprestado por eles que esteve envolvido em 2 penaltys sendo o clube o seu grande rival actual?...). O Braga pode até não jogar o futebol mais vistoso, mas pelo que fez até agora, merecia pelo menos uma ida ao Liga dos Campeões e se o Benfica fraquejar, o titulo à turma bracarense também ficará bem entregue.

Para terminar o capitulo das penalidades, o penalty é a "pena" máxima de um jogo de futebol. Quem a comete dá uma oportunidade de ouro à equipa adversária de marcar um golo, o objectivo primordial do jogo que é o futebol. Portanto, deve ser tratada como tal. Penso que devem mudar certas regras ao penalty. Mas regras rigorosas porque como já se pôde ver com a bola na mão, a subjectividade pode dar azo a muita imaginação por parte de um árbitro.

No dia seguinte ao Braga-Guimarães, o Porto goleou o Maritimo. Uma vitória indiscutivel dos portistas, confirmando a subida de forma (penso que não é só porque Hulk voltou) e dando mais um passo para afirmação na luta pela Champions e quiçá pelo Campeonato. O Sporting também goleou com um Yannick Djaló em grande. Pena que este jogador seja tão intermitente a nível de rendimento e é muito propenso a lesões.
Já o Benfica recuperou mais um resultado. Era impossivel de prever que aos 12 minutos o Benfica tivesse a perder por 2-0 e mais importante, tão fora do jogo. Conseguiu recuperar e pode ter estado neste jogo a chave do titulo. Neste e no próximo contra o Sporting. Se ganhar este jogo e dado à importância de ser um derby, só uma hecatombe tirará o titulo aos pupilos de Jorge Jesus.

Para finalizar, o Benfica é o único clube (infelizmente para o nosso país) que está presente nas competições europeias desta semana. Quando fiz a previsão do jogo contra o Marselha, disse que a eliminatória, embora fosse uma tarefa ardua, era bastante possivel de ser virada. E aí a turma da Luz fez um dos melhores jogos da epoca. Agora, em Liverpool penso que vai ser quase impossivel o Benfica passar no inferno de Anfield, depois do jogo de segunda onde foi obrigado a um enorme desgaste para vencer a Naval depois uma excelente recuperação. Jorge Jesus já avisou que a Benfica está cansada e a prioridade é o campeonato. Portanto se perder amanhã já tem desculpa (ou será bluff?). Pior do que isso é se perde amanha e na terça contra o Sporting.
Segunda estarei aqui para fazer o balanço do jogo de Anfield. Espero que me engane.

1 Abraço

Jorge Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário