sexta-feira, abril 09, 2010

Treinadores

Ultimamente muito se tem falado de treinadores, ou porque são os maiores e viraram salvadores, ou porque estão a prazo e é preciso arranjar quem os substitua, ou porque estão em fim de ciclo, como está na moda dizer-se.
Esta conversa dos treinadores é sempre a mesma quando se está a acabar uma época futebolística. Ainda o ano passado foi assim. O Jesualdo era tabu, o Jesus toda a gente sabia que ia para o Benfica, mas entretanto eles até desmentiram em comunicado dizendo que tinham contrato com o Quique. Enfim, só o Paulo Bento é que era unânime, no entanto viu-se no que deu.
Pois bem, este ano é a mesma coisa. Com Jesus a levar o Benfica a campeão, já vem o senhor presidente dizer que foi ele que o levou para o ninho das águias, aliás, até o queria ter levado mais cedo, não fosse um dirigente ainda tenro nas funções a levar um espanhol com pinta de estrela de Hollywood e já o Benfica era campeão o ano passado. Ainda bem para a nação benfiquista que este ano esse dirigente está em fase de aprendizagem e não decide nada. A experiência nestes casos é que conta e depois de algumas tentativas falhadas, devido à inexperiÍncia nesta matéria, o senhor Luís Filipe Vieira parece que acertou.
O caso do Carvalhar é um pouco caricato. Chegou ao Sporting pela porta pequena, nem sequer o mostraram ao vivo aos adeptos, acharam que era melhor um vídeo de qualidade duvidosa para fazer a sua apresentação, e agora que já tem guia de marcha, os jornais querem virar o bico ao prego, afinal o Sporting nunca jogou tão bem esta época como agora. Até pode parecer injusto, mas actualmente o Sporting não se pode contentar com um Carvalhal de trazer por casa. A menos que queiram passar pelo mesmo como com o Paulo Bento. Bom rapaz, dá o corpo ás balas, nunca se queixa de ninguém, tudo muito certo, mas continuam a não ganhar nada.
Parece que essa mentalidade está a mudar. Com o Villas-Boas dado como certo, a direcção do Sporting aproveitou a desculpa da CMVM para vir anunciar que este não seria o treinador para a próxima época. Muito bem senhores de Alvalade, é assim que se faz. Quando algo escapa cá para fora toca a mudar de alvo, parabéns. Agora é esperar que não façam como o Benfica e o confirmem para a semana que vem. Não que eles se dessem mal com isso, antes pelo contrário, Jesus e Ramirez são grandes contratações do Benfica, mas porque era um sinal de fraqueza tremento.
Parece-me que afinal eles tâm aprendido alguma coisa. Cheira-me a Manuel José, com Costinha no apoio e aquele a mandar, o Sporting pode ter algumas hipóteses de lutar pelo título para o ano. O que eles precisam é alguém com personalidade forte e ideias muito precisas de como chegar ao sucesso, parece-me que Manuel José é um bom nome para que isso conteça.
E o tabu continua. Já vai na sua 4ª edição. Com o estilo de futebol pouco atractivo mas ganhador Jesualdo tem visto ser esta a sua sina todo os anos. Especula-se sempre se continua no comando no único clube onde ganhou títulos.
Parece que este ano é de vez. Diz-se que é por causa do fim de ciclo, deve ser por isso que o chamam professor, o ciclo acabou e está na hora da reforma. Como andam as coisas neste país para essa classe mais vale passar a ter mais uns tempos de descanso que a vida está para os novos. A ver vamos no que isto dá. Não acho que valha a pena entra em especulações, isso seria mais um exercício de atirar o barro à parede a ver se colava. No que toca ao reino do dragão, estas coisas são tratadas com tempo e descrição, e a seu tempo se saberá.


Nota para a eliminação do Benfica na Liga Europa:
Quando tudo fazia prever que este fantástico Benfica estava no caminho da final, acabou por ser desviado da sua rota por um Liverpool que luta pela ida à Champions na sua competição interna (actual 6º classificado). Foi pena, eu queria que o Benfica tivesse ganho por 0-5.


Henrique Rocha



Por favor deixem os vossos comentários, terei todo o prazer em responder.

1 comentário:

  1. Os dirigentes do Sporting parece que vieram aqui ao pernas de banco ler o que escrevi, e dizerem que o Vilas Boas NÃO ia ser o treinador.

    ResponderEliminar