sexta-feira, abril 16, 2010

A culpa é de todos

Normalmente, no nosso campeonato, há sempre polémicas e decisões duvidosas, alegados roubos e influências, mentiras e castigos, em suma, corrupção. No entanto, este ano os recordes de alegações e acusações ultrapassaram tudo o que já tinha assistido. Toda a gente tem algo a dizer sobre alguém e o que eles andam ou andaram a fazer antes ou depois dos jogos, fora do relvado.

Os portistas dizem que perderam o campeonato por causa da suspensão do Hulk ( e só dele). É " a liga dos túneis" diz o seu presidente. O que se esquecem é que o FC Porto foi acusado e punido em algumas das acusações aqui à algum tempo, com perda de pontos por exemplo, que na altura não deu em nada pois o Porto em campo conseguiu uma vantagem superior aos 6 pontos que lhe foram tirados na altura. Ora uma instituição, e as pessoas que a representam serem acusadas de 30 por uma linha devia chegar para essas mesmas pessoas terem alguma atenção às acusações que elas depois também fazem. Afinal de contas, eu não vou estar a acusar o mundo de ser podre, quando eu sou podre na minha casa. Não faz sentido, quando se tem alguma moral. Até me podem dizer que o FC Porto e seus dirigentes são vítimas de muitas acusações infundadas e injustas até, mas, então o que fazem em resposta é o mesmo ? Amor com amor se paga ? Assim o "amor" nunca vai acabar. Nunca mais vai acabar, enquanto que alguém não decidir agir correctamente, e não acusar nada nem ninguém sem provas e com fins secundários associados, que beneficiem a sua própria agenda.

Os benquistas quando confrontados com as acusações de túneis e afins respondem 1 de 3 coisas. Depende de quem acusa. Se for alguém que não seja de um clube grande, dizem que estão a praticar o melhor futebol da liga neste momento e que merecem o primeiro lugar. Ora aí está um contra-argumento que eu considero positivo e adequado, quando não exagerado pelos media por exemplo, que nem quando o Mourinho ganhou TUDO no Porto a euforia televisiva e radiofónica foi tanta. Mas seja como for, é uma resposta que acho justa e adequada. Jogam melhor, merecem estar em primeiro.
O pior é quando o acusador é ou do Porto ou do Sporting, que infelizmente, é a maior parte dos casos.
Se for do Porto, é contra-acusado de corrupção, de ter ganho dezenas de campeonatos beneficiado, de roubar árbitros, jogos, de ter um presidente mafioso e de contribuir para a degradação da camada do ozono. Ora quem contra-acusa, não se ilibe da acusação e logo, aceita-a. Ou seja, "este ano nós estamos a ser beneficiados, mas em anos passados foram vocês…". Isto é argumento de quem não quer acabar com a corrupção no futebol e gosta de vingança e ganhar "no matter the cost". Quem diz isto está a meter-se no mesmo "pote" do seu acusador.
Se for do Sporting, vem a lengalenga do "eu sei que custa estar a 50 pontos do Glorioso e olhar para nós lá de baixo e tal…". Mais uma vez não se tentam ilibar da acusação aceitando-a e tentando cobri-la com a desgraça alheia. Isso é muito feio. Principalmente de pessoas que passaram por um período muito mau, porventura o pior da história do clube. Basta 1 ano de bons resultados, para esquecer 10 de desgraças.

Em relação aos sportinguistas, talvez sejam os piores de todos. Ora com o clube neste estado, de crise, falta de jogadores de qualidade,e a lutar para ir à Liga Europa, perdem o seu tempo a fazer acusações ? Todo o sportinguista que se preze acusa o Benfica de estar a ser beneficiado este ano. Já para não falar dos dirigentes que além de acusar, recentemente tentam usar os media para exercer pressões e pedir respeito. A mim só me dá vontade de rir e não respeitar. Está na hora de olhar para dentro. Ainda por cima agora que já não há nada para ganhar (a não ser juizinho), há que tentar fazer uma equipa de jeito, com jogadores de jeito e que para o ano nesta altura esteja numa posição de jeito. Parem de tentar mudar o mundo, e tentem mudar a vossa casa em primeiro lugar! Mas isto só é óbvio para mim ? Porquê vir cá para fora dar tiros no escuro à espera de acertar em alguém ? Será para justificar quase 30 pontos de diferença ? Tornar o quarto lugar menos doloroso ? Ou só por satisfação própria de tentar enterrar os nossos adversário sem ser dentro das quatro linhas ?

Resumindo, os adeptos, os comentadores, os dirigentes, os jornalistas e o resto, além de verem o futebol com óculos da cor da camisola que levam ao estádio, depois falam com um lenço há frente da boca com a mesma cor. Nunca ninguém ganha porque merece, nem nunca ninguém perde porque merece. E é toda a gente assim, desde do presidente do clube, ao adepto que só vê alguns jogos em casa quando não dá na sportTV.

Os jogos agora não duram 90 minutos, mas sim a semana inteira. Começo a ficar saturado de tanta acusação e tanta polémica. Serei só eu ?

Terei todo o prazer em responder a alguém que queira comentar ou dirigir-me alguma pergunta.
Bom fim de semana.
Abraço

1 comentário:

  1. Concordo quase plenamente, menos na parte de o FC Porto ter cido penalizado em 6 pontos. Não sei se as causações que o CD julgou são infundadas ou não, o que sei é que nos tribunais comuns nada foi provado, mas quem sou eu para estar aqui a duvidar da justiça do CD...

    ResponderEliminar