quinta-feira, fevereiro 04, 2010

O Sporting, os media, Falcão e Saviola.

Esta crónica que devia ter saído ontem, só é hoje publicada porque estava à espera do jogo do Benfica - Leiria e dos jogos da taça e depois já não a pude escrever em tempo útil.
Fica desde já este pedido de desculpas aos leitores e aos meus amigos do blog.

Penso que o tema incontornável do momento é o Sporting. O clube de alvalade foi atropelado no Dragão, em que um Super Porto como ainda não se tinha visto esta temporada, apareceu em força na terça à noite. O Porto superou-se em todos os aspectos do jogo e o Sporting, com grande mérito do Porto diga-se, falhou em toda a linha. Os jogadores em maior destaque no Sporting foram aqueles que ficaram sentados no banco e que não participaram na hecatombe. Grimi teve simplesmente desastroso; João Pereira esteve muitos furos abaixo do que é capaz, os centrais foram inexistentes. João Moutinho e Miguel Veloso devem estar neste momento a implorar para sair no final da época do Sporting, porque correm o risco de "terem" de ficar no clube com prejuízo enorme para as suas carreiras, caso não mude algo no Sporting. No caso de João Moutinho, penso que já devia ter saído e nota-se que embora a qualidade seja inegável e esteja lá, o jogador estagnou no seu crescimento. Veloso está a fazer a sua melhor época no clube de Alvalade, ou pelo menos a mais contínua a nivel de rendimento, e o final da época é fulcral para o jogador sair do clube. Com isso o futebol portugues e o Sporting necessariamente ficam mais pobres, mas acho que é a melhor solução a tomar.
Já pensei várias vezes sobre o assunto e não consigo perceber o que se passa no Sporting. Carvalhal teve um discurso demasiado optimista, e se as coisas corressem bem, até tinha razão. O pior é que as coisas não correram e agora tem um peso demasiado grande nos ombros. a ver vamos se consegue dar a volta. uma equipa que no defeso não tinha dinheiro para um treinador que foi o melhor em 10 anos no clube, investe em janeiro numa altura em que o mercado é pródigo em estar inflacionado. Aguarda-se agora para ver a resposta do Sporting no jogo contra o Benfica, esse sim o jogo do ano para as hostes leoninas. (só uma nota : Pongolle ano passado teve para ir para o Benfica, pois era um desejo de Quique Flores e depois veio Suazo. Quique vai para o Atlético e vende-o. Pois...)

Agora os media. Toda a gente sabe a conotação dos jornais desportivos com respectivos clubes, mas nunca esta ligação foi tão descarada como agora. Saí a noticia de "A Bola" a dizer que os jogadores portistas sem ser Hulk e Sapunaru agrediram stewards. No "O Jogo" vem na primeira a capa a dizer que a capa de "A Bola" era mentira. No meio disto tudo, os únicos a terem razão (bem ou mal) é a Comissão Disciplinar da Liga que faz o que lhe apetece, quando lhe apetece e sobra-lhe tempo. Na crónica passada, escrevi sobre Vandinho como sendo o jogador fulcrar do Sp. Braga. O jogo de ontem veio me dar razão... o Braga foi uma equipa partida que não conseguiu ligar o seu jogo. Vandinho tentou agredir um treinador e leva 3 meses. Mossoró agride um jogador e leva 3 jogos? rica coerência. agredir colegas de profissão à vontade. Mas agredir treinadores e ou stewards é quase um crime. Ricos regulamentos. Mas depois de o mal estar feito, agora não se queixem. Tentaram separar as aguas pois agredir treinadores ou stewards não é tão normal como agredir jogadores e agora queixam-se.

Para acabar, Falcão e Saviola. 2 jogadores que tiveram para ser colegas de equipa, foram as grandes contratações do defeso para Porto e Benfica e os espectadores e o futebol português agradece. Falcão está em super forma e já fez quase esquecer Lisandro Lopez. A nível de golos já fez esquece-lo, e quando conseguir estar ainda mais interventivo e buscar mais jogo atrás, aí já ninguem mais se lembra de Lisandro. Mas um ponta de lança é para estar na área e Falcão tem sido o jogador mais influente no Porto. Ruben Micael também entrou lindamente na Equipa e Raul Meireles em ano de Mundial que se ponha a pau. Ruben e Varela (para substituir um apagado Quaresma) devem ir ao Mundial de caras e Portugal e Queiroz só têm a ganhar com isso.
Saviola é juntamente com Javi Garcia, a contratação mais acertada do Benfica. Faz jogar, marca, assiste e ajuda o Benfica no seu carrossel de futebol de ataque. Posiciona-se entre linhas, ou seja, entre o trinco e a defesa adversária, e provoca muita mossa. é rapido, parece que está em todo o lado e é dificil marca-lo precisamente pelo seu posicionamento em campo e pela sua mobilidade.Quando veio para o Benfica fiquei céptico pois é um jogador de inegualável qualidade e vir para um futebol que não é dos mais apeteciveis.. mas está a jogar muito bem e também poderá ir ao Mundial. A ver vamos se Maradona está atento.
Assim, e por enquanto, são estes os 2 grandes jogadores até agora da Liga Sagres. A eles mas num nível abaixo podemos juntar Vandinho, Hugo Viana, Ruben Micael, Cardozo, Javi Garcia, Alan, Varela e Miguel Veloso. Para guarda - redes, Eduardo que é o dono da defesa menos batida.

Abraços

JC

2 comentários:

  1. Também acho que o Miguel Veloso tem de sair do Sporting para seu bem, mas no caso do Moutinho, é mesmo para o bem da selecção e do futebol português. Por muito que me custe, tem de sair para um bom clube europeu onde o seu enorme potencial possa ser explorado. Assim de momento, penso que o Milan era uma opção viàvel, tanto por estar a precisar de jovens valores parece-me, como pela fama das suas instalações ao nível do desenvolvimento físico dos jogadores. E táctica italiada.. é sempre bem vinda.

    ResponderEliminar
  2. Curioso isso do Pongolle, mas o Benfica não tem o Aguero ou Forlan.
    A perda do Vandinho já se fez notar no jogo da Taça. Concordo com a análise, a equipa partida ao meio, recorrendo de jogo directo (pelo ar) da defesa para o ataque (Renteria). Embora o Sp. Braga tivesse duas vezes para acabar com o jogo nos penaltis e vacilou nas duas (Hugo Viana e Renteria).
    Não podia estar mais de acordo em relação ao Saviola e ao Falcao, claramente as figuras do Campeonato.

    ResponderEliminar