segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Muitas coisas e Varela

Ontem aconteceu o que muita gente estava à espera que acontecesse, o que muita gente queria que acontecesse, e o que eu esperava que acontecesse. Passo a explicar. O Braga perdeu finalmente. Muita gente já esperava que o momento em que o Braga terminaria a sua séria vitoriosa ou pelo menos de bons resultados, mas mais importante que isso, mostrasse sinais de enfraquecimento. Pois é, mais tarde ou mais cedo ia acontecer e aconteceu contra o Porto.

Também aconteceu o que muita gente queria que acontecesse que era o Braga voltar ao patamar "liga europa" e deixar o patamar "candidato ao título" para traz.

E finalmente aconteceu o que eu esperava que acontecesse que era tudo isto que referi aqui em cima. Eu vi o jogo, ouvi e li o que se escreveu antes e ouvi e li o que se escreveu e disse depois, e durante também. E deu-me um certo gozo aperceber-me que as minhas previsões de que o Braga passaria de sério candidato ao título a não-candidato em apenas um jogo, se concretisarem. Mas segundo os comentadores que ouvi, os jornalistas e as opiniões em geral, acontecerem coisas no jogo de ontem de demonstram que o Braga não tem estofo para ser campeão.

E mesmo considerando que o Braga está a apenas um ponto do Benfica e ainda tem o Porto consideravelmente afastado, a opinião geral é de que, agora é que é, agora é que eles vão por ali abaixo e só param no sexto lugar.

Isto espelha bem a maneira como encaramos o futebol, que é, o momento, o hoje, o agora, e o resto que está para traz é passado e não interessa a ninguém. É no mínimo caricato. Para mim, é obvio que o Braga ainda é candidato ao título, acho que o Domingos tentou desdramatizar, mas parecia que os jornalistas não estavam muito interessados na sua visão optimista de uma tragédia. Eu acho que fez bem, e que ainda nada está perdido. Nada, salvo seja, o Vandinho está, mas isso são coisas que ultrapassam o Portugal dos pequeninos.

Uma palavra para o Porto. Máquina. É bom ver o FC do Porto a jogar á Porto e espero que para o bem do futebol português assim continuem. São talvez as ironias de assassinarem um super herói com homenzinhos de colete retroflector, e sem querer, fazer crescer a moral de outros 11 até a um nível verdadeiramente heróico.

Quero falar um pouco também sobre o Sporting. Acho que a falta de inspiração se foi contagiando. Começou no presidente, e foi por ali abaixo até à equipa em campo. Quando quem está ao leme não dá o exemplo, acho que este tipo de exibições, não digo que sejam esperadas, mas não têm com certeza o tónico de um "boost" de moral que tanto precisavam os verde-e-brancos, para além de uma mão cheia de melhores jogadores. E não há muito mais a acrescentar.

Quanto ao Benfica, cumpriu bem o seu papel. Ficou confortavelmente a ver os outros a jogar, já que aquele esquisito jogo antecipado já é passado, mas afinal o que foram fazer a Berlim contra o último classificado da liga alemã, se calhar não justificava o antecipar do jogo da liga. Mas como não era só isso que estava em jogo, eu até percebo a decisão. Era caricato agora adiarem o jogo da liga europa, porque dava jeito ter os jogadores frescos para o campeonato. Ah, os senhores da uefa não ligam nenhuma ao Benfica ? Não sei. Mas deve ser estranho ser igual aos outros, às vezes.

Finalmente tenho uma palavra para o Varela. Acho eu fez mais um jogo extraordinário, e concordo com o meu colega de blog Jorge Castro que o pôs na linha da frente da selecção para o Mundial. Acho que neste momento, é o que deve ser feito, e se o seleccionador não perceber isso a tempo, temo que possa acontecer como no euro 2004 em que perdemos o primeiro jogo com a Grécia porque o Sr Scolari insistiu em por a jogar as "Vacas Sagradas" e só depois quando viu que os jogadores que em melhor momento estavam afinal não eram aqueles e lá começamos nós a ganhar. Mas perdemos o primeiro jogo, e quem sabe, com consequências importantes em relação ao jogo da final, que afinal, até foi contra a mesma Grécia.

Até à próxima.

2 comentários:

  1. É preciso ter uma visão muito tacanha. Quem não tem estofo sabe-se bem que equipas são. Enfim, é triste quando bracarenses não o são. Viva Portugal e o futebol Português, viva a Mudança....ou não...aparentemente.

    Pedro Fonseca

    ResponderEliminar
  2. Os bancos do meu carro têm estofo para serem campeões. E o Braga também.

    ResponderEliminar