quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Os 3 candidatos ao titulo. Falcão e Hulk.

O campeonato não podia estar mais ao rubro. Os 3 grandes candidatos ao titulo estão separados por 6 pontos e o 2º a 1 ponto do 1º. A 10 jornadas do fim, não se podia pedir mais. Este campeonato vai ser carregado de emoção até ao fim, e promete ainda mais polémica. O pico da polémica vai ser no inicio de Maio, na 29ª jornada com o FC Porto - Benfica no Dragão. Relembro uma ideia já aqui trazida por mim, que o vencedor do campeonato já esteja encontrado nesta altura. Senão durante a semana, ambiente vai ser altamente volátil e o Estádio do Dragão vai estar em Estado de Sitio. A ver vamos...

O SC Braga foi goleado no Porto. Uma exibição de sonho portista, a confirmar de forma inequivoca uma subida de forma, sustentada (principalmente) em Ruben Micael e Varela. Que dupla!! São os jogadores mais importantes para a equipa de Jesualdo e penso que para a nossa selecção. Pelo menos, já estão pre-convocados. A ver se com Queiroz também não existem "vacas sagradas" pois têm lugar de caras.
Voltando ao jogo, o Porto foi tremendamente eficaz e o Braga nunca se encontrou. O Porto entrou mandão, a jogar rapidissimo, com um futebol de ataque, pelos flancos e embora terrivelmente eficaz, chegou com uma vantagem merecida de 3-0 ao intervalo. Depois na 2ª parte, até deu para Jesualdo Ferreira poupar alguns jogadores e acaba em 5-1.
Falar sobre as decisões dos treinadores depois do jogo acabar é muito fácil. Domingos Paciência pela primeira vez esta época, mudou de sistema táctico e o jogo foi aquilo que se sabe. Relembro aos leitores, e basta fazer uma pequena pesquisa, que Jorge Jesus ano passado fazia o mesmo. Nos jogos com os 3 grandes, e quando jogava sempre com Meyong e Renteria na frente, tirava um deles para meter um médio, que quase sempre era Mossoró. Perdeu sempre, exceptuando no jogo contra o Porto no Dragão que empatou(mas o Porto em festa e descompressão pois tratava-se da ultima jornada). A única vitória contra os grandes foi em Alvalade por 3-2 e foi a única vez que Jesus jogava com o sistema predilecto. Curioso não? Penso que Domingos demonstrou medo, e a própria equipa o sentiu. Mas a goleada não pode beliscar a fabulosa epoca do Braga.

O Benfica goleou o Hertha. Nada a dizer. Somente que também deviam ter ganho na Alemanha, pois o adversário era muito fraco.

Para terminar, Falcão. Grande contratação, grande avançado. Uma escolha acertada e grande referência do Porto com Ruben Micael e Varela. Joga, faz jogar, vem buscar jogo e é matador. Que mais se pede?

E Hulk. Penso que ainda bem para o Porto que ele está suspenso. Até à jornada passada, Hulk era o jogador da nossa liga com mais perdas de bola. às vezes a perde por causa da agressividade dos adversários que o massacram com faltas e por vezes os arbitros não marcam. Mas perde muito jogo. é excelente jogador, mas individualista, e sendo o futebol um jogo colectivo, faz com que a equipa perca fio de jogo. Tem que rever rapidamente esta questão e penso que este periodo sabático que lhe foi imposto à força, o ajudará a melhorar esta questão.

Abraço

Jorge Castro

1 comentário:

  1. Muitos casos se vão passar até ao FC Porto - Benfica. Túneis,sumariarmos,despenalizações... Com campeão definido ou não, penso que vai parecer um Texas. Isto porque quem organiza a competição não tem capacidade para o fazer. Lembro aqui que era só deixar apenas os adeptos da casa irem ao estádio ou imediações. Em Itália faz-se isso...

    ResponderEliminar