segunda-feira, maio 03, 2010

Finalmente a jornada do titulo.

Finalmente neste fim de semana é a jornada do titulo. O Porto com uma vitória justissima adiou a festa do Benfica e deu esperança ao Braga para o fim de semana.
Tanto o técnico do Porto como do Benfica queixaram-se de Olegário. Com um ambiente extremamente volátil, erros da arbitragem e queixas, fazem com que o clássico fosse o esperado. E claro com uma vitória do Porto, onde o Benfica nos ultimos 20 anos conseguiu 2 vitórias e 2 empates. Muito pouco.
Voltando ao jogo, que começou muito tempo antes do apito inicial, o Porto entrou com a garra de orgulho ferido e mereceu a vitória. Na 2ª parte, e depois de uma má expulsão de Fucile, o Benfica chegou ao empate e penso que toda a gente sentiu que a vitória não iria fugir. Mas em vez de apostar numa toada de contenção, continuou a carregar e num lance esquisito o Porto fez o 2-1 e depois apostou no contra-ataque e com uma boa estratégia defensiva, mereceu a vitória.
Assim, o Porto já pode comemorar a ida à Liga Europa. E com toda a legitimidade, é um grande candidato à vitória na competição europeia.
O Benfica tem um problema nos jogos fora que são importantes. Penso que depois de tantos anos fora da "baila" vencedora, apesar da excelente época, ainda vai demorar a ter uma onda vencedora. Em 5 jogos importantes fora (Braga, Sporting, Marselha, Liverpool e Porto) apenas venceu em Marselha e empatou com o Sporting. Penso que Jesus deve rever este aspecto. Mas também é de realçar que a prestação em casa é quase imaculada, apenas com uma derrota para a taça com o Guimarães.
O Braga ainda alimenta o titulo. Com toda a legitimidade. Um campeonato de sonho faz sonhar direcção e adeptos. Domingos tem agora o discurso, digno dos "mind-games" de Mourinho, a dizer que o Benfica está mais frágil e que pode baquear à pressão. O Braga também. E Domingos que ficou muito ofendido (e com razão) quando Jesus afirmou que a equipa era toda dele, também quando chegou a Braga, o treinador bracarense acusou Jesus da má preparação da época e também da má preparação fisica da equipa. Pois...

Enquanto estava a escrever esta crónica, tive acesso ao comunicado de hoje da SAD do FC Porto. Com uma linguagem que não deveria ser usada, vem se queixar em 10 pontos. Aconselho a toda a gente a ler. Só para relatar alguns factos: o Porto tem uma claque que fez escolta ao seu presidente quando este foi para tribunal; qual a diferença entre por um funcionário ou por stewards para intimidar?; foi o Benfica que pediu para mandar tiros para o ar do shotgun? por favor...e relembrar que na final contra o Sporting foi morto um adepto, é de mau gosto. Até parece que foi o clube da Luz que "encomendou" isso. Enfim...Têm razão quando dizem que ganharam merecidamente, que foram agredidos quando chegaram ao Estoril, e que um dirigente suspenso não devia ter escolta policial. Quem não tem telhados de vidro que atire a primeira pedra e erros e barbaridades feitas por inergumenos, não devem ser respondidas da mesma forma. Haja elevação intelectual.
Durante muitos anos e toda a gente que não sofra de clubite aguda sabe ver, o antigo Estádio das Antas foi o estádio mais intimidatório de Portugal. O túnel de Antas se fala-se...ia ter imensas histórias para contar.
O Porto também deveria olhar para dentro, pois a desculpa dos tuneis já está esfarrapada. Se para o ano não ganharem, vai ser por causa do que? Viadutos? Pontes? Ou já agora da Crise Mundial?
Tanto as claques de Porto e Benfica deviam terminar. Aliás, como quase todas. São más para o futebol, porque num mundo de sonho, deveriam só suportar a equipa e o futebol deve estar sempre em primeiro lugar. E não a clubite, o ódio, a vingança.

1 abraço,

Jorge Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário