sexta-feira, maio 21, 2010

Taça, Treinador e Melhores da Liga Sagres

Com mais uma Taça no currículo o FC Porto fechou uma época que não lhe correu muito bem. Enquanto outros clubes já seriam levados ao estrelato com os títulos conseguidos pelo FC Porto esta época, o clube da cidade Invicta não se contenta com tão pouco.
Não percebo a irritação de Jesualdo sobre a falta de mediatismo desta final da Taça de Portugal. Alguma vez lhe passou pela cabeça que um FC Porto – GD Chaves fazia primeiras páginas nos jornais de Lisboa? Claramente o professor Jesualdo anda definitivamente afastado da realidade do FC Porto.
Sem fazer um bom jogo, longe disso o FC Porto foi o justo vencedor, num campo ondulado em que nem mesmo os jogadores flavienses se sentiram confortáveis. Para os lados de Chaves os campos costumam ser lisos. Mas quem é que ainda consegue conceber uma final naquele estádio em Oeiras? Os adeptos e equipa do Chaves tiveram de fazer quase 1000 Km para se apresentarem nesse estádio do antigo regime que não tem condições de conforto de sec. XXI, nem condições de segurança, não é por acaso que já lá morreu um adepto.
Não compreendo uma coisa em relação com as televisões nacionais. Quando transmitem um jogo em directo, em vez de o promover, só falam das coisas negativas. Alguma coisa está mal. Foi notória a direcção que a TVI tomou na abordagem a tudo que dizia direito ao FC Porto. A possível saída de Jesualdo, ou de alguns jogadores era sempre tema de conversa. Houve festa e jogadores que pela primeira vez ganharam alguma coisa. Mas em vez disso a TVI insistia no mesmo. Será que não perceberam logo que ninguém ia falar do assunto?

Quando as informações são em demasia é questão para desconfiar. No que diz respeito a assuntos do FC Porto até podem ser tomadas de imediato como falsas. Chovem nomes todos os dias como sendo o já contratado novo treinador do FC Porto. Percebendo como funciona o clube nessas matérias, a comunicação tem que inventar alguns nomes para manter os seus leitores ocupados e depois vir dizer que um dos vinte nomes adiantados foi de facto o escolhido por Pinto da Conta. São treinadores que já compraram casa perto do Porto, outros que desmentem uma hora depois da notícia sair, enfim… se é para dizer quem é o futuro treinador que digam quando souberem que é mesmo ele, agora andarem a atirar o barro à parede a ver se cola, não por favor. Eu também gostava de saber quem é, mas como toda a gente vou ter de esperar pelo anúncio oficial. E antes disso à o anúncio da rescisão de Jesualdo.
Há agora quem diga (os mesmos troca tintas do costume) que o professor devia continuar no FC Porto, que um treinador com os títulos que ele tem, deviam dar-lhe uma segunda oportunidade. Devem estar a esquecer-se que foi o FC Porto que lhe proporcionou os tais títulos que ele não conseguiu ganhar em mais lado nenhum. Quanto a mim já devia ter saído à muito. Tudo bem que ganhar é o mais importante, mas jogar bem também é um factor preponderante para os adeptos seguirem com intusiasmo a sua equipa. Não é pelo FC Porto estar em 3º lugar que os adeptos cada vez menos têm ido ao Dragão, é pela equipa não estar a jogar aquilo que é esperada dela. Também não é por acaso que o FC Porto tem aquela exibição fraquinha numa final da Taça de Portugal. Tudo se deve a um treinador que mesmo estando num
grande há quatro temporadas ainda não deixou de jogar como se tinha habituado a fazer nas equipas pequenas por onde passou.


Deixo aqui as minhas escolhas para o melhor 11 da Liga Sagres:

Moreira - na baliza
Luís Filipe – lateral-direito
Polga – central
Sidnei – central
César Peixoto – lateral-esquerdo
Prediger – trinco
Matías Fernandez – 10
Valeri – médio-direito
Vukcevic – médio-esquerdo
Pongolle – avançado
Nuno Gomes – avançado

Melhor treinador 2009/2010
Domingos Paciência
Deixo aqui os meus elogios ao Van Der Gaag, só ele acreditou na Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário