domingo, maio 16, 2010

Balanço época 09/10 e Convocatória do Mundial

Desde já peço desculpa, mas como tive sem internet, só hoje pude escrever a minha crónica.

Como é óbvio, a crónica vai estar dividida em 2 partes : O balanço da epoca 09/10 e a convocatória de Carlos Queiroz para o Mundial.

Nesta época terminou e com um justo campeão que foi o Benfica. Claro que vão haver sempre pessoas que vão querer menosprezar e arranjar desculpas para este titulo. Foi justo, foi a equipa que fez mais pontos, mais golos e menos sofridos, melhor espectaculo e por isso mereceu plenamente. Claro que existem por aí umas "virgens ofendidas" que tentam levantar polémicas, para ou se desculparem ou desviarem as atenções dos seus próprios erros. O Clube da Luz agora entra numa fase em que a época 10/11 será muito importante. Para o clube e o seu treinador. A exigência será altissima tanto no campeonato como na Champions (onde Jesus a meu ver esteve mal a prometer uma possível vitória na competição europeia). O Benfica tem que se reforçar minuciosamente para esta época não ser encarada como uma sorte. O clube tem que estabilizar e lutar vários anos pelo campeonato. E não ganhar um e estar cinco anos mais à espera. Na época do Benfica ficou apenas um senão. Teve uma oportunidade de ouro de pelo menos estar na final da Liga Europa. A verdade também é que Jesus desde o inicio da época puxou o nível ao máximo. E os jogadores já não aguentavam o ritmo neste final de temporada. Penso que a próxima época será diferente nesse aspecto.

O Braga também seria um justo campeão. Fez a melhor classificação de sempre. Como este até à última jornada com hipoteses de ser campeão, este facto foi posto de lado até pelos adeptos bracarenses, cegos (e com naturalidade) com a ambição de conquistar o titulo. Também para o Braga e Domingos, a próxima época será importantissima. Toda a gente vai querer que o Braga se mantenha entre os grandes do futebol. Para já, manter o treinador é optimo para o Braga e já contratou Paulo Jorge do Maritimo e Carlão do Leiria. Penso que está num bom caminho.

Este ano, a época não correu bem ao Porto. Começou logo na pré-epoca. Jesualdo preferiu manter Bruno Alves e vender Lucho, pensando que conseguia remontar outra vez uma equipa ganhadora. O pecado de Jesualdo é que começou a continuar da mesma forma e claro que a equipa não rendeu. E depois não foi a perda de Hulk (embora que obviamente fez imensa falta) que foi preponderante na altura de abaixamento de forma dos jogadores mas sim a perda de Fernando, jogador que imensa falta, até fez com que Jesualdo jogasse com Nuno André Coelho em Londres com os resultados conhecidos.
Ainda não se sabe quem é o próximo treinador do Porto. Fala-se que Jesualdo pode ir até ao fim, que Paulo Bento já tem casa perto do Porto e só está à espera. Até já se fala de Carlos Queiroz.. Por acaso gostava que fosse este ultimo. Depois do ódio a Scolari e à selecção, e quando o Porto criticou a possível ida do brasileiro para o Benfica durante o EURO 2004, mas se fosse agora, seria completamente normal. Temos que esperar pelas cenas dos ultimos capitulos. Mas temos que esperar um Porto "ganhador em Portugal e na Europa". Espero é que para o ano não arranjem desculpas se não ganharem.

Para terminar a secção o Sporting. Não há muito a dizer. É um clube despedaçado, sem rumo, que tem que pedalar muito nesta pré-epoca para fazer algo na próxima época. Precisa de aglutinar novamente as massas de adeptos, os dirigentes pararem com as quezilias, que o Sporting é muito prodigo e a falta de vitórias (pois por vezes as vitórias disfarçam tudo) demonstram a verdade nua e crua do clube de Alvalade. De certeza forma, o facto de Paulo Sérgio na última jornada em casa contra um adversário não ter conseguido o apuramento da sua antiga equipa para a Liga Europa, deixa um amargo de boca aos adeptos. A ver vamos se Paulo Sérgio consegue dar a volta por cima.

Para finalizar, o Mundial. Independentemente das escolhas, nunca seria consensual. Espero que a selecção ganhe e faça boa figura mas toda a gente está pessimista. Como se costuma dizer "só faz falta quem lá está" vou-me restringir só a quem lá está e que não devia estar. Daniel Fernandes, Ricardo Costa e Zé Castro são escolhas no minimo duvidosas. O primeiro quase ninguem viu jogar, o segundo "tem presente mas não tem futuro" e Zé Castro fez 8 jogos esta temporada no Corunha. Se tivesse qualidade para jogar na selecção, teria que ser titular de caras nesse clube.
Mas temos que ajudar Queiroz. Ele escolheu estes e temos que ir à luta com eles. E não há ninguem presidente de um clube em guerra declarada com ele. Portanto tem toda a seriedade para fazer o seu trabalho.

1 abraço e até quarta

Jorge Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário