quarta-feira, maio 12, 2010

Só factos

Olá mais uma vez.

Gostaria de começar a minha intervenção desta semana felicitando a equipa do Benfica pela conquista da Liga Sagres. Seguidamente queria felicitar a equipa do Braga pelo segundo lugar.

Agora, gostaria de tentar um exercício que considero de dificuldade assentada, e fazer uma análise global deste campeonato tendo em conta apenas os factos desportivos, e nada mais. Sem "cenas" extra relvado, sem polémicas, sem túneis, sem arbitragens, sem suspensões e castigos, e acima de tudo, sem óculos de uma certa cor.

Vamos ver no que isto dá. Passando aos factos:

Logo nas primeiras jornadas se notou que íamos ter um Braga forte. Estava à frente do campeonato e jogava bem, mas no fundo no fundo, toda a gente estava à espera do momento em que esta serie de vitórias ia acabar, como aconteceu de resto com o Leixões aqui à uns tempos. O Benfica prometia, fazendo grandes jogos com grandes goleadas. O Porto ia cumprindo, e o Sporting começava a dar indícios da terrível época que aí se avizinhava. Da mesma forma, notava-se que pelo menos o Belenenses ia ter muitas dificuldades em permanecer na primeira liga.

Passadas 7 ou 8 jornadas salvo erro, veio uma ventania que levou uma serie de treinadores nos seus cargos. Seis ou sete chicotadas psicológicas salvo erro, em menos de 10 jornadas (peço desculpa pela imprecisão dos dados mas não anda longe disto). Um sinal triste da filosofia que por cá se pratica.

Damos agora um salto até às férias de Natal. Temos um surpreendente Braga a ser campeão de inverno, quando muito gente ainda esperava o momento que eles começavam a descer por ali abaixo. Temos um Benfica que continuava a serie de bons resultados sempre a morder os calcanhares ao Braga. Temos um Porto que começava a dar alguns sinais de fraqueza, e começava a perder pontos que viriam a ser vitais, e um Sporting em plena crise já, com um treinador novo apresentado na internet, tipo às escondidas, e uma equipa desmoralizada.
Os lugares de baixo começavam a ficar mais claros, à medida que Vilas Boas fazia subir a académica, e o Leixões ia descendo. O Olhanense tinha resultados que não espelhavam a qualidade das suas exibições, e ninguém pensava que estes iriam descer de divisão.

A aqui vem o ponto de viragem. O jogo Porto - Braga, em que o Braga sofre a pior derrota da temporada e perde estes pontos essenciais. O Benfica, mantendo o nível exibicional alto, rouba o primeiro lugar ao Braga para nunca mais o largar, sendo que a vitória 1 - 0 pouco tempo depois sobre o Braga na luz foi a consolidação dessa posição. Neste ponto, o Porto estava muito inconstante, goleando o Braga e seguidamente perdendo com um Sporting em subida de rendimento.

Nas jornadas finais, já todos viam um benfica campeão, um Braga segundo, e pelo menos um Belenenses despromovido.

Foi para surpresa de muita gente que o Braga obrigou os benquistas a guardar os foguetes até à última jornada. Surpresa foi também a perda do lugar na Europa por parte do Vitória de Guimarães na última jornada, e a passagem do Belenenses da última para a penúltima posição. Acho que já toda a gente pensa numa terceira vez que o Belenenses é repescado, pois há uma controvérsia relativa à Naval que ainda não se sabe como vai acabar.

E pronto, grosso modo, foi isto a liga deste ano. Não dei a justa atenção aos clubes de meia tabela pois não segui o seu desempenho como segui o dos clubes de topo. No entanto posso mencionar uma excelente recuperação por parte da Académica, um bom campeonato do Leiria e da Naval e também um bom desempenho do Rio Ave, muito por "culpa" dos seus treinadores.

Caso me tenha enganado, peço ao fiel leitor que me corrija nos comentários, ou os utilize para expressar a sua concórdia ou discórdia.

Até para a semana.

Mark da Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário