sexta-feira, outubro 01, 2010

A Verdadeira Europa do Futebol Tuga


Nesta jornada europeia viu-se o que actualmente o futebol português representa na Europa do futebol.
Duas derrotas na Champions, onde ambas as equipas tiveram bons primeiros tempos mas a falta de consistência, ritmo e competitividade levou a que perdessem os jogos.
Claramente este SC Braga ainda é muito fresco nestas lides. Tem uma forma muito romântica de encarar o jogo. Na Champions é preciso primeiramente controlar o jogo, segurar o adversário e partir na certa para o ataque. O SC Braga ainda não percebe como se deve comportar a este nível.
O Benfica é actualmente uma memória vaga da equipa do ano passado. Sem a intensidade que o caracterizou, torna-se numa equipa previsível e fácil de contrariar, mesmo por adversários que deveria ultrapassar naturalmente. Para fazer o que o Jesus disse ser sua intenção nesta edição da Champions tem que fazer muito mais, sob pena de seguir directamente para a Liga Europa, seu lugar habitual. Dar o salto para a maior competição de clubes do mundo não é para qualquer um e o Benfica não se preparou convenientemente para o efeito.
Na Liga Europa as equipas portuguesas cumpriram na totalidade. É claro que o futebol búlgaro está a passar por uma grave crise de qualidade e a este nível quer FC Porto ou o Sporting não dão qualquer hipótese aos seus adversários actuais.
O FC Porto fez um jogo controlado, sem muita rapidez mas com uma circulação de bola que lhe permitiu dominar o jogo do início ao fim.
O Sporting é torna-se noutra equipa na Liga Europa, mais solta, com um espírito mais guerreiro e solidário entre jogadores. É certo que os adversários não foram os mais difíceis, mas se conseguisse transportar o espírito competitivo apresentado para os jogos do campeonato, certamente estaria bem mais acima na classificação.

1 comentário:

  1. Concordo com tudo. Acho que em relação ao Braga, é exactamente isso. Penso que contra o Arsenal tentaram repetir Sevilla, mas ao entrar 1 golo a estratégia cai logo por terra. Contra o Shakhtar, penso que o Braga tentou assumir o jogo, talvez por jogar em casa, mas acho que ainda há um certo fosso entre as duas equipas, e isso foi demais evidente nas jogadas de golo do Shakhtar.Devia talvez ter sido mais cauteloso. Os 'grandes' cumpriram. Porto e Sporting ganharam e bem, o Benfica perdeu, e bem.

    ResponderEliminar