sábado, outubro 09, 2010

E tudo o Bento levou. Rui Moreira. Hulk e Villas-Boas

Portugal conseguiu salvar alguma parte da pálida imagem que tinha dado ante Chipre e Noruega. Resta agora ganhar à Islandia e em Junho de 2011 continuar a acreditar que é possível. É bastante possível se os jogadores acreditarem.

Paulo Bento revelou que não há segredos e milagres em 3 dias. A verdade é que conseguimos uma boa vitória, em que o seleccionador não inventou, até pôs Carlos Martins a titular (de louvar sendo um jogador com quem teve problemas), Pepe também foi titular, fazendo a dupla com Ricardo Carvalho do Real Madrid, João Moutinho em grande no Porto merece ser titular na Selecção. Os laterais são os melhores portugueses (tirando Bosingwa lesionado) que temos e na frente não existem grandes alternativas a Hugo Almeida, pois penos que Ronaldo e Nani são indiscutiveis.

Assim, ganhamos, embora ao minuto 80 toda a gente se tenha lembrado do jogo de à 2 anos. Mas conseguimos dar a volta e agora, no próximo jogo, só se pode pensar na vitória.

Queria agora dar o meu ponto de vista sobre a saída de Rui Moreira do Trio D´Ataque. Quem me conhece sabe que para mim era o melhor programa sobre futebol na televisão. Principalmente gostava o estilo do Sr. Rui Moreira, até bem mais do que os outros comentadores. Fui apanhado de surpresa, quando terça fui ver o programa (comecei a ver a meio) e o comentador portista já não estava. Pensei que tinha ido ao WC de emergência.
Depois fui ao Youtube e aí já estava a noticia e o video que Rui Moreira tinha saído do programa.
As escutas estão aí e toda a gente as pode ouvir. E cada um é livre de tirar as suas próprias conclusões. Os portistas se calhar acham que aquilo é normal, são amigos a falar com amigos e se o seu presidente e alguns comparsas foram absolvidos (embora o recurso ainda esteja a decorrer), não há mal e podem continuar a fazer as coisas como até então, porque se não são crime, então há que continuar. Os Benfiquistas pensam que aquilo é um roubo, um atentado à verdade anti-desportiva, que foi algo que lhe tirou o campeonato durante muitos anos (e não equipas mediocres, que se fossem à Champions só envergonhariam o clube e o país). Os sportinguistas como sempre, sentem-se injustiçados mas não há ninguem a queixar-se, do genero "cão que ladra, não morde".
Durante muitos anos que vi o trio d´ataque, o Sr. Rui Moreira falou imensas vezes da Inquisição (que falou antes de sair), de Salazar, do regime no "tempo da outra senhora", que o Benfica era o clube do regime, que só ganhou por causa disso, que não gostava do Estádio Nacional porque lhe lembra o fascismo, etc.
Penso que ao dizer que o Benfica só ganhou por causa de Salazar, e António Pedro Vasconcelos ao ouvir isto, também tinha razões para sair do programa. Também não estava Rui Moreira a fazer e cito um "auto de fé"?
Tanto Rui Moreira como António Pedro são livres de expor as suas ideias. Como disse acima, a clubite distorce o pensamento lúcido. Mas até podia ter tido o argumento mais válido do Mundo. Sair de um programa ao meio é que não (ainda por cima não devia receber pouco). Esperava, exponha a sua posição e saía como um "gentleman", que sabia ver bem o futebol, que sempre me pareceu ser. Assim, é como mais um "doente" da clubite e tenho pena.

Para terminar, Hulk e Villas-Boas. Hulk está em grande no Porto e tem sido a grande muleta da equipa. Marca mais do que nunca, assiste, está a tornar-se um jogador completo. Só continua a gostar de mais de se agarrar à bola e de picardias com adversários. Aí o seu treinador tem que o "domar" um pouco mais. Mas até agora é a grande figura da Liga Zon Sagres.
E agora Villas-Boas. Fez um "mea culpa", e ainda bem. Só lhe fica bem dizer que não foi penalty. Agora não pode "passar-se" da cabeça como aconteceu em Guimarães. Penso que o treinador portista estava tão "cego" com as vitórias, recordes, etc, que tudo ia ser belo e favas contadas. Assim, concordo com Miguel Sousa Tavares, O Porto não ganhou porque foi fanfarrão, não teve humildade e quando estava a ganhar um 1-o, pensou que já estava no papo e não teve estaleca para depois do empate, ganhar. E Villas-Boas já não esteve tão bem, porque se critica Jesus e o Benfica por dizerem que quando perdem é sempre culpa dos árbitros, só lhe ficou mal dizer o mesmo.

Abraço

Jorge Castro

3 comentários:

  1. Concordo em alguns pontos cnt e outros ñ. Isto de o Miguel Sousa Tavares dizr alguma coisa de jeito sobre futebol, a poucos deve enganar pq apesar de bom escritor de futebol nunca lhe vislumbrei nenhuma sabedoria. E podemos criticar um treinador q se trava de razões com o árbitro exaltando se um pouco, é verdade, mas na defesa da sua equipa? E acreditas mesmo q o AVB andava "cego" com recordes e vitórias? O Porto teve ocasiões mais q suficientes no meu entender para ampliar a vantagem enquanto vencia e para sair do empate depois do Vitória o ter conseguido. Humildade é o q mais tenho visto neste Porto este ano, uma equipa muito mais solidária do q em épocas anteriores. É preciso analisar as coisas com seriedade e ñ dar mts ouvidos ao sr. Miguel Sousa Tavares que só sabe dizer mal e pouca lógica usa nas análises elaboradas. Saudações e parabéns pelo blog Henrique.

    ResponderEliminar
  2. Tenho opiniões muito semelhantes a tudo que disseste. Estamos em sintonia, numa forma muito máscula, claro.

    Saúde

    ResponderEliminar
  3. Também gostei de ver o "mea culpa" do AV-B. Mas na minha opinião, a reacção dele quando foi expulso é uma encenação "a la Mou", ou seja um acto de sacrifício próprio para unir os jogadores em seu redor mostrando-lhes que os defenderá sempre. O Porto está em primeiro por mérito próprio, a verdade é que não tenho acompanhado muito os jogos, mas se tem mais 7 pontos que o segundo é porque merece.
    Abraço,

    Russell

    ResponderEliminar