quinta-feira, julho 01, 2010

Portugal dos pequeninos.

Como previamente tinha escrito aqui, tinha o "feeling" que podiamos passar a Espanha. E durante o jogo acreditei ser possivel, mesmo com o assédio espanhol. Até ao momento da saída de Hugo Almeida. Aí, percebi logo que iamos perder o jogo e deixei de acreditar, e só fui vendo uns fogachos do jogo, até ao golo de Villa e até acabar, e a ver a agonia lenta em que estava a equipa. Mesmo depois do golo, com 20 e muitos minutos para recuperar, fomos incapazes sequer de chutar à baliza. E como bons portugueses que somos, quando numa grande competição nos corre mal, há sempre alguem expulso (embora desta vez pareça injusto).

E agora que zangaram as "comadres", as verdades hão-de vir a cima e será o inicio de uma longa lavagem de roupa suja. Começou logo no final do jogo com as declarações de Ronaldo (como é possivel que passado nem uma hora já houvesse uma "explicação" no site da Gestifute) e de Deco. O luso-brasileiro que já tinha anunciado a retirada da selecção, foi para a Africa do Sul, jogou meio jogo, mandou uma boca, "lesionou-se", mandou mais uma boca e vai-se embora. Toda a gente esperava mais dele. Mas tanto Tiago e Raul Meireles estiveram melhor mas também tivemos mais oportunidades.

Agora o problema Cristiano Ronaldo. É certo que não rendeu, já não rende na selecção à muito tempo. O Euro 2004 já lá vai, em que passa por todos e com garra; na qualificação para o Mundial de 2006, foi o melhor marcador da equipa e muitas vezes levou a equipas às costas. Ainda fez algo na qualificação para o Euro 2008, fazendo depois um mau europeu mas com a desculpa de ter jogado lesionado. Agora não havia desculpa, e as comparações com Messi iam surgir sempre. Será que certos jogadores (como Simão) ficaram contra ele por ter sido capitão cedo demais? Os colegas, os jornalistas, os fãs, etc, puseram demasiada pressão nele? Mas no Real Madrid também tem... Vai ser preciso esperar para ver o que vai acontecer.

E agora Queiroz. A verdade é que saímos do Mundial com os serviços minimos. Chegamos ao Oitavos de Final, embora com a marca da goleada a enganar e esconder muitas fragilidades. Só marcamos nesse jogo, o que é muito pouco. O futebol é o desporto em Portugal que tem mais investimento, e é claro que pela quantidade de adeptos e tudo à sua volta, a pressão e a ansiedade para resultados seja maior. E Queiroz parece não conseguir lidar com isso. Já para não falar dos mistérios Nani e Deco. Agora falta saber : Ou saí pela porta pequena agora, mas ao menos ainda garantiu uma qualificação dificil e foi aos oitavos do Mundial; ou arrisca, e corre o risco de se não conseguir o apuramento para o Euro 2012, de se reformar mais cedo...

Sem comentários:

Enviar um comentário