quarta-feira, julho 14, 2010

Balanço do Mundial. Numeros e curiosidades.

O Mundial 2010 acabou e com a vitória da Espanha, que de certa forma já se esperava. É dificil travar o futebol espanhol, alicerçado na super-equipa do Barcelona (o miolo é todo do Barça a começar pelos centrais Puyol e Piqué, aos medios Busquets, Xavi, Iniesta e Pedro). É dificil mas não impossivel, mas jogos entre selecções tem várias particularidades. Mesmo numa fase de qualificação ou numa fase final do Mundial, só aqui e no estágio antes da fase final, é que a selecção pode ser minimamente trabalhada. Os seleccionadores têm sempre que fazer muito em pouquissimo tempo. Mesmo no estágio, trabalham para estabilizar e para defrontar os adversários do grupo. Depois entre os jogos, normalmente os titulares descansam no dia seguinte ao jogo, treinam todos um dia depois e já no dia seguinte têm que fazer a viagem pois o novo jogo já se aproxima. Assim é dificil e como aconteceu a Portugal no Euro 2004, só quando Scolari deu o braço a torcer e pôs o meio campo do F.C. Porto Campeão Europeu, é que fomos lá. Portanto, quase sempre a uma grande selecção está aliada uma grande equipa que lhe serve de base. O futebol cada vez está mais equilibrado e cada vez mais, uma selecção cheia de craques mas sem rotinas dá para ganhar alguns jogos mas não para ganhar as competições.

Desde os Mundiais de 34 e 38, em que a Itália foi bicampeã, só agora é que a Europa conseguiu finalmente ganhar 2 mundiais seguidos. Em 2006 a Itália e agora a Espanha, ficando o continente europeu com 10 mundiais e a América do Sul com 9. Em 2014 no Brasil, penso que a coisa ficará novamente empatada...
Outro feito que a Espanha fez, é que foi campeã mundial fora do seu continente. Só o Brasil tinha feito tal proeza : em 58 na Suécia e em 2002 na Coreia/Japão. Agora com a Espanha, foram os únicos campeões fora do seu continente.
Penso que este Mundial teve coisas muito boas, mas nas fases de grupos, houve jogos de uma qualidade constrangedora. Equipas a jogar para empatar, não dignificam o Mundial. Percebo e entendo que a FIFA tenha tirado equipas da Europa no campeonato do Mundo e tentou globalizar mais o Mundial. Mas o Mundial supostamente é para ter as equipas mais fortes. E se muitas delas estão na Europa...

As surpresas do Mundial foram o Uruguai, o Gana, e a Holanda. Jogaram muito bom futebol, e concordo com Cruyff, quando disse que a Holanda não jogou como joga. Acho que toda a gente quis fazer como Mourinho, e saiu-lhe o tiro pela culatra.."There´s only a special one...".

1 abraço

Jorge Castro

P.S. - Queiroz recebe 720 mil euros da Federação pela prestação no Mundial. Se calhar pode ir para o cartaz do BE, para a beira dos empresários, em que "o cinto só aperta alguns". Ou neste caso de Queiroz, só aperta a gravata?

Sem comentários:

Enviar um comentário