sexta-feira, janeiro 29, 2010

O futebol nacional, internacional e o 4+1 bracarense.

Esta crónica começa com a crescente contra - informação existente na comunicação social. Existe neste momento no futebol português um (quase) "estado de sitio" onde tudo pode ser arremesado o é e não se olha a meios para atingir os fins. Tudo começou em Dezembro na Luz com o pânico no tunel (a fazer lembrar um filme bem antigo com o Stallone), onde uma vez mais a Comissão Disciplinar da Liga, que devia saber melhor que ninguem os seus próprios regulamentos, foi muito celere a suspender dois jogadores preventivamente mas para dar a decisão final, diz que há tempo.

O futebol é visto como uma paixão. Ou se ama ou se odeia. mas por vezes se pararmos para pensar um bocado, também não deixa de ser uma profissão. é de desgaste rápido é certo mas não o deixa de ser. No momento em que alguém se torna profissional, tem que o ser desde o incio até ao fim da carreira. É algo que tem que diferenciar os meros "jogadores da bola" dos futebolistas. Os jogadores em questão, Hulk e Sapunaru, tiveram condutas impróprias depois de um jogo de futebol. Mas também estão impedidos de trabalhar (embora, enquanto eu saiba, não deixam de ganhar o seu salário, só não vão ganhar é premios de jogo). Mas a Comissão Disciplinar, até para mostrar serviço, não deveria ser do seu interesse, tratar disto o mais rápido possivel e bem?

Assim, e agora com novos acontecimentos em que Ruben Micael vem dizer que Rui Costa o insultou (já não é ao que parece a primeira vez, é só lembrar o que supostamente ele disse em Braga) e agredido por Jorge Jesus. é um facto que Ruben se queixou quando terminou o jogo. Agora, e depois da sua contratação por parte do FC Porto, vir para os orgãos de comunicação social relatar esse facto dessa maneira, soa a algo premeditado mesmo que seja verdade (depois de se ouvir a escuta de Pinto de Costa a falar com Deco, já se acredita que o presidente portista é mesmo um génio em todos os campos e esta pode ser mais uma dessas artimanhas). Só espero que em Maio, mais precisamente na 29ª Jornada, o campeonato já esta decidido quer para Benfica, Porto e ou Braga, porque se ainda há algo para decidir nesse jogo no Estádio do Dragão, é melhor pôr a equipa portista no seu estádio onde tem que ser, e a equipa do Benfica a aquecer em Gaia, e acabou o aquecimento dentro do autocarro, para evitar males maiores.

Quando surgiu o apito dourado, veio colocar bastante receio a muita gente do meio do futebol. Agora que se viu que mais uma vez não deu em nada, as coisas nem sequer voltaram à estaca zero. penso que agora ainda tá pior. Casos de tuneis, agressões, incentivos a capitães para ganharem jogos... sempre gozamos com os Italianos por causa das máfias e também ajudados pelos filmes. Mas os italianos conseguiram descobrir e provar que existiram campeonatos viciados. é a diferença...

Agora no futebol internacional, ontem foi dia de Inter - Juventus, jogo que vi com toda a atenção. Depois do grande frango de Toldo, uma Juve que se viu a ganhar nem sabia bem como, fez o que de melhor sabe fazer uma equipa italiana. A celebre tactica do cadeado, o famosissimo "catenaccio". Mas o que mais me supreendeu foram a quantidade de faltas durissimas que existiram no jogo, principalmente por parte da Juve. À beira deles, o Benfica Porto de Dezembro parecia um jogo de meninos...
Adorei ver o Inter jogar. Com um futebol quase sempre ao primeiro toque, com Sneijder a ser o patrão da equipa, o Inter jogou, fez jogar e mereceu a vitória. Mais uma vez no ultimo minuto, que começa a ser uma tradição para Mourinho. Sorte ou competência? Penso que muita competência, traz a sorte a quem sabe, é audaz, trabalhar e perfeccionista. e Mourinho mereceu ganhar e penso que agora está no bom caminho para fazer frente a um grande Chelsea, que ele próprio ajudou a construir e que certamente saberá contornar.

Para acabar, queria referir para mim a referência desta 1ª volta da liga. o 4+1 bracarense. este 4+1 é nada mais nada menos que o seu quarteto defensivo (João Pereira que agora é Filipe Oliveira, Moises, Rodriguez ou Leone e Evaldo) e Vandinho. Estes jogadores formam uma defesa de betão, em que sofreram 6 golos durante a 1ª volta. dá menos que 0,5 golos por jogo. é obra principalmente para uma equipa que não é considerada grande. Ou mais do que isso, para os seus adeptos é o Enorme!
Mas Vandinho é até quem mais queria destacar. Já não está propriamente na flor da idade, tem os seus 30 e.. e está a jogar melhor do que nunca. não precisa de correr muito, parece que está sempre no sitio certo e melhor do que isso, consegue adivinhar para onde vão as bolas dos adversários. é o pendulo da equipa, equilibrando-a, é muitas vezes um 3º defesa central, é o primeiro jogador na fase de construção ofensiva e liberta Hugo Viana várias vezes para este se preocupar mais em ajudar o ataque, onde a sua visão de jogo tem sido mortifera.
Uma última nota: penso que ao Sporting de Braga para atacar definitivamente o titulo precisava de um substituo à altura de Meyong. Meyong está a fazer uma epoca esforçada mas já não é aquele "matador". e o jogador que já marcou muitos golos no campeonato portugues, revela estar mais à vontade quando tem outro avançado perto dele. Ano passado com Jesus, esteve muito mais em foco. Espero que para bem do Futebol Portugues e para dar uma chapada de luva branca a muita gente, que o trabalho do Sporting de Braga não seja em vão e que este ano certamente irá dar frutos. mais dificil porém será manter esta regularidade.

Abraços

JC

Sem comentários:

Enviar um comentário